Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/877
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Representação das mulheres na campanha 'o verão é nosso' da cerveja Itaipava
metadata.dc.creator: Orth, Carina Elis
metadata.dc.contributor.advisor1: Carmo, Aline do
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso consiste em uma pesquisa exploratória com o objetivo de descobrir como as mulheres são representadas na campanha 'O VERÃO É NOSSO' da cerveja Itaipava. Realizar-se-á a análise de dois VTs da campanha em questão, os vídeos serão analisados através dos métodos de observação e descrição, para responder quesitos de análise como: quantas mulheres aparecem nos VTs, qual a função elas exercem e se há diversidade da mulher representada na campanha. Com esta finalidade, além do referencial teórico elaborado através de uma pesquisa bibliográfica com suporte dos autores Douglas Kellner, Gilles Lipovetsky, Alves e Pitanguy entre outros, irá se confrontar a percepção da sociedade brasileira diante da figura feminina na mídia, para tal, utilizar-se-á como uma das ferramentas para a análise a pesquisa do Instituto Patrícia Galvão, `Representação das Mulheres nas propagandas de TV (2013) obtida através de pesquisa documental. Assim, a partir das análises realizadas neste trabalho, pode-se considerar inicialmente que as mulheres não são representadas em sua diversidade na publicidade da cerveja Itaipava e que os valores agregados às mulheres são aqueles que remetem a sensualidade e erotização da figura feminina. Ainda, a partir da pesquisa do Instituto Patrícia Galvão pode-se observar que as agências e os anunciantes não valorizam a diversidade da mulher brasileira; que a publicidade reforça os padrões estabelecidos e corroboram os papéis de gênero introduzidos na sociedade. Os questionamentos levantados a partir deste estudo levam a considerar a necessidade de um novo caminho para a publicidade brasileira, que respeite todo e qualquer tipo de diversidade.
Palabras clave : Publicidade
Propaganda
Cultura da mídia
Ideologia
Gênero
Cerveja Itaipava
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citación : ORTH, Carina Elis. Representação das mulheres na campanha 'o verão é nosso' da cerveja Itaipava. 2015. 83 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/877
Fecha de publicación : 23-nov-2015
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2015Carina Elis Orth.pdfMonografia Carina Elis Orth23,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.