Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/901
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Satisfação no trabalho dos colaboradores da empresa de transporte e turismo Pawitur Ltda
metadata.dc.creator: Martins, Camila Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Beck, Nelson Germano
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como objetivo geral medir o grau de satisfação dos colaboradores da empresa de transporte e turismo Pawitur Ltda. Os objetivos específicos foram: medir o grau de satisfação dos colaboradores; identificar os fatores de satisfação e insatisfação destes colaboradores; e propor sugestões de melhorias a partir dos resultados obtidos na pesquisa. Para a realização da pesquisa foi feito um estudo bibliográfico sobre satisfação no trabalho, gestão de pessoas e teoria dos dois fatores. Com relação à metodologia utilizada foi realizada pesquisa descritiva, através da abordagem quantitativa, do tipo estudo de caso, junto aos colaboradores da referida empresa. A coleta de dados foi efetuada através de um questionário contemplando respostas de múltipla escolha e questões abertas, aplicado de forma intencional e por acessibilidade, entre a amostragem. As sete primeiras questões de múltipla escolha referem-se ao perfil dos colaboradores, em seguida apresenta-se as quarenta e duas questões de múltipla escolha que corresponde aos Fatores Extrínsecos e Fatores intrínsecos propostos por Herzberg, as mesmas são subdivididas em três fatores intrínsecos; trabalho em si, reconhecimento e progresso profissional. Já os fatores extrínsecos são subdivididos em quatro fatores; normas da empresa, condições de trabalho, relações com chefias e salário. Em seguida, duas questões abertas abordando: o que deixa mais satisfeito no trabalho; e o que deixa mais insatisfeito no trabalho. Diante dos dados analisados, foi possível identificar que os colaboradores estão satisfeitos em quase todos os aspectos analisados, mas que não estão muito satisfeitos com o salário, progresso profissional, a desorganização da chefia em relação as viagens e as críticas negativas que os funcionários recebem. Assim, foram feitas algumas sugestões de melhorias para que a empresa possa elevar o grau de satisfação de seus colaboradores.
Palabras clave : Administração de empresas
Fatores Extrínsecos
Fatores Intrínsecos
Colaboradores
Satisfação
Insatisfação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citación : MARTINS, Camila Alves. Satisfação no trabalho dos colaboradores da empresa de transporte e turismo Pawitur Ltda. 2016. 83 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, RS, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/901
Fecha de publicación : 18-jun-2016
Aparece en las colecciones: FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAR2016CAMILA ALVES MARTINS.pdfMonografia Camila Alves Martins594,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.