Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/922
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Espiral evolutivo da comunicação: Uma análise do potencial dialógico, interativo e participativo dos meios de comunicação
Autor(es): Santos, Neiberto Borille dos
Primeiro Orientador: Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara
Resumo: O presente trabalho estuda a evolução dos meios de comunicação frente ao receptor da mensagem, através de uma linha histórico-tecnológica de desenvolvimento, onde se analisa a evolução dos meios de comunicação conforme uma linha em espiral, com aproximações e distanciamentos dos meios, através dos níveis de diálogo, participação e interação, pertencente a cada meio. Contando com itens de ascensão do gráfico, moldados pela tecnologia e amplitude de distribuição da mensagem. Tal estudo foi realizado através de uma pesquisa exploratória com base no levantamento de dados bibliográficos, identificando que ocorreu o distanciamento da comunicação em alguns meios, implicando em extensão e perca da reciprocidade no ato da comunicação. Mas existe a constante aproximação com os meios atuais, através da internet com a chamada web 2.0, capaz de conectar pessoas umas às outras, dando voz tanto para o emissor quanto para o receptor utilizando a comunicação em seu sentido total, onde os dois personagens da comunicação falam entre si e não permanecem isolados e indiferenciados como nos meios de massa. Proporcionando um ambiente de conexão social, que só pode ser realizado através da comunicação, utilizando o diálogo, a participação e a interação como base.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Comunicação
História das mídias
Interatividade
Diálogo
Participação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: SANTOS, Neiberto Borille dos. Espiral evolutivo da comunicação: Uma análise do potencial dialógico, interativo e participativo dos meios de comunicação. 2016. 74 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/922
Data do documento: 29-Jun-2016
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2016Neiberto Borille dos Santos.pdfMonografia Neiberto Borille dos Santos1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.