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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A intertextualidade como estratégia criativa na publicidade das marcas Mitsubishi, Bombril e Pepsi
metadata.dc.creator: Lima, Monique Caroline de
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Juliane
metadata.dc.description.resumo: A intertextualidade é considerada base fundamental para estudos e práticas da escrita, e se tornou uma estratégia criativa muito utilizada pelas marcas no meio publicitário, porque consiste num texto, contido dentro de outro, chamado intertexto. Com base neste contexto, o presente trabalho buscou estudar e analisar os efeitos da intertextualidade para a lembrança de marca na publicidade dos produtos Mitsubishi, Bombril e Pepsi, utilizando como corpus de análise três filmes publicitários. Para alcançar tal objetivo, foi utilizado do método de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, baseada na teoria da intertextualidade, sendo que a amostra selecionada é não probabilística intencional com abordagem qualitativa. A partir da revisão bibliográfica foi possível encontrar quatro tipos de intertextualidade, sendo elas: temática, estilística, explícita e implícita, assim como cinco categorias: citação, alusão, paródia, paráfrase e pastiche. Todas elas foram utilizadas nas análises dos filmes publicitários, juntamente com a contextualização do texto-fonte, aspectos positivos/negativos e a identificação do posicionamento presumido. A intertextualidade implícita foi identificada nas três peças, visto que nenhuma menciona o texto-fonte em seu discurso. A categoria alusão só foi encontrada no filme da Mitsubishi, enquanto a categoria paródia está presente no discurso dos filmes da Bombril e da Pepsi Twist.
Keywords: Publicidade
Propaganda
Intertextualidade
Filme publicitário
Humor
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citation: LIMA, Monique Caroline de. A intertextualidade como estratégia criativa na publicidade das marcas Mitsubishi, Bombril e Pepsi. 2016. 63 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/923
Issue Date: 23-Jun-2016
Appears in Collections:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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