Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/977
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Planejamento estratégico: um estudo na agroindústria de erva mate Ouro Mate Ltda
metadata.dc.creator: Pesini, Aline
metadata.dc.contributor.advisor1: Demarchi, Daniel Vinícius
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho consiste em elaborar um planejamento estratégico, para a empresa Agroindústria de Erva Mate Ouro Mate LTDA., da cidade de Ilópolis. Esta é uma empresa familiar de pequeno porte, que atua no segmento de erva mate para infusão, com foco principal direcionado à fabricação de erva mate para chimarrão. A referida empresa não possui um planejamento estratégico, e por isso constata algumas dificuldades em saber se seus objetivos estão sendo alcançados ou não. O objetivo dessa pesquisa consiste em identificar e conhecer os pontos fortes e pontos fracos do ambiente interno, bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo, apresentar a postura estratégica e um plano de ação do negócio, juntamente com os pontos fracos e, apresentar sugestões para a empresa. Apresentar-se-á também uma fundamentação teórica em torno do tema abordado. Para a coleta de informações realizar-se-á entrevista com quatro (04) clientes, um (01) fornecedor, quatro (04) funcionários e com os três (03) gestores, os quais são proprietários da empresa. Tendo os dados coletados e com a assistência da “Matriz SWOT”, conclui-se da necessidade de uma postura estratégica de manutenção. Diante do resultado da pesquisa percebe-se que a empresa possui inúmeros pontos fortes, como o atendimento do vendedor, da logística e do financeiro, os quais devem ser mantidos e aprimorado, com treinamentos para melhorar ainda mais o atendimento. A concorrência é uma das ameaças que poderá prejudicar a empresa e, para tanto, ressalta-se quanto a importância da organização identifica-la e, após uma análise da mesma, criar diferenciais e vantagens competitivas. As oportunidades presentes, tais como selos de qualidade do produto, devem ser utilizadas de forma eficiente, visando o crescimento da empresa. Encontram-se também alguns pontos fracos, dentre os quais destaca-se a fragilidade de gestão dos sócios proprietários, bem como a variedade de produtos. Para tanto apresentar-se-á um plano de ação que servirá de ferramenta para saná-los e até mesmo eliminá-los. Pode-se afirmar que a empresa terá condições de iniciar um processo de planejamento completo e eficaz, atingindo assim os objetivos esperados e prosseguir no mercada com sucesso.
Keywords: Administração de empresas
Planejamento Estratégico
Planejamento
Empresa
Agroindústria de erva mate Ouro Mate
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citation: PESINI, Aline. Planejamento estratégico: um estudo na agroindústria de erva mate Ouro Mate Ltda. 2016. 89 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/977
Issue Date: 1-Dec-2016
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOL2016ALINE PESINI.pdfMonografia Aline Pesini496,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.