Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/981
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Banana! Um estudo sobre o licenciamento da marca Minions no produto Tic Tac
Autor(es): Saugo, Josiele
Primeiro Orientador: Gusatti, Ciro Eduardo
Resumo: Analisando o mercado atual percebe-se uma corrida para ver quem conquista o consumidor primeiro. Nesta corrida, ganha quem souber conhecer melhor o seu público e suas necessidades e atende-las da melhor forma possível. Ganha também quem sabe usar-se das melhores estratégias de diferenciação, que podem ser muito úteis para chamar a atenção do público, além de trazer ele para perto. E em tempo de diversas redes sociais, esta corrida só aumenta, assim como as estratégias utilizadas pelas marcas para se destacar e consequentemente mostrar ao público consumidor porque escolher por determinada marca é melhor que optar por outra. Umas das estratégias presente na publicidade e propaganda é o licenciamento, onde duas marcas se unem para oferecer um produto diferente ao consumidor. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o engajamento gerado na rede social Facebook da marca Tic Tac, a partir da estratégia de licenciamento de seu produto com a marca Minions presente também em suas publicações. Desta forma, foram comparadas postagens na rede social com licenciamento e posteriormente postagens sem licenciamento, buscando assim avaliar qual dos dois tipos de publicação gerou mais engajamento nas publicações. Para que isso fosse possível, atribuíram-se pesos para cada envolvimento (curtida, compartilhamento e comentário) para então chegarmos a uma análise quantitativa, onde os valores foram somas mostrando qual tipo de publicação performou melhor. Isto é, qual gerou maior interesse do público da Fan Page considerando que comentários são o envolvimento de maior importância para gerar engajamento.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Marca
Licenciamento
Engajamento
Rede Social
Facebook
Tic Tac
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: SAUGO, Josiele. Banana! Um estudo sobre o licenciamento da marca Minions no produto Tic Tac. 2016. 71 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/981
Data do documento: 9-Dez-2016
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2016Josiele Saugo.pdfMonografia Josiele Saugo2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.