Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1011
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Captação e retenção de clientes para a empresa Carina Chrestani Depilação
metadata.dc.creator: Chrestani, Carina
metadata.dc.contributor.advisor1: Ficagna, Alba Valéria Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Este estudo aborda o tema Captação e retenção de clientes e teve como objetivo identificar estratégias para que a empresa Carina Chrestani Depilação possa captar e reter clientes a partir da percepção destes. No que se refere à metodologia, utilizou-se como procedimento técnico o estudo de caso, constituindo pesquisa exploratória e descritiva, e como abordagem do problema a forma quantitativa e qualitativa. Após a realização da revisão bibliográfica, efetuou-se a coleta de dados através de questionário enviado a 40 clientes do sexo feminino por meio eletrônico para posterior análise dos dados visando a busca por respostas quanto ao problema da pesquisa. O questionário possui questões objetivas, que visam a identificação do perfil das clientes, e questões descritivas, que visam captar as percepções das clientes acerca da empresa. Os principais pontos abordados pelo questionário visão identificar, pelo ponto de vista das clientes, percepções relacionadas ao ambiente da empresa, atendimento, qualidade, materiais, produtos utilizados no atendimento, higiene, profissionalismo, além de dar espaço para críticas e sugestões. Apesar dos resultados gerados pelo questionário serem, em grande parte, positivos, alguns pontos foram apontados com o intuito de contribuir com a empresa para um melhor atendimento. Como principais sugestões para a empresa, foi proposto que novas estratégias de marketing direto sejam criadas visando alavancar a captação de clientes; adesão à prática da consulta às clientes quanto ao uso de agulha hipodérmica descartável; além de análise de oportunidade e viabilidade de contratação de recepcionista para o estabelecimento.
Keywords: Administração de empresas
Processos
Ambiente físico
Pessoas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citation: CHRESTANI, Carina. Captação e retenção de clientes para a empresa Carina Chrestani Depilação. 2016. 83 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1011
Issue Date: 6-Dec-2016
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOL2016CARINA CHRESTANI.pdfMonografia Carina Chrestani615,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.