Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1048
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da percepção do ouvinte e posicionamento do programa Estação Jovem: um estudo na Rádio Estação FM
Autor(es): Timm, Viviane
Primeiro Orientador: Gardelin, João Paulo
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção do ouvinte em relação ao posicionamento do programa Estação Jovem da emissora Estação FM, empresa localizada na cidade de Estação RS, com enfoque na marca e com intuito de identificar se a percepção pretendida pelos profissionais responsáveis pelo marketing e produto Estação Jovem é a mesma percebida pelo público alvo. A pesquisa desenvolveu-se em duas etapas. Primeiramente realizou-se uma pesquisa qualitativa/ exploratória com 6 sujeitos, buscando descrever a percepção do público alvo. Posteriormente realizou-se uma pesquisa quantitativa/ descritiva, onde os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários, elaborados a partir dos atributos mencionados na etapa qualitativa. Utilizou-se a fórmula de Barbetta (2006), para determinar o número da amostra, totalizando 100 ouvintes, selecionados aleatoriamente, e os questionários foram baseados no estudo de Borba (2010). Os principais resultados apontaram que a análise do programa Estação Jovem em relação ao ouvinte pode ser considerada satisfatória, pois o posicionamento do programa encontra-se parcialmente em conformidade com o que o público alvo espera do mesmo, com alguns pontos a serem ajustados, sendo alguns deles: maior variação na programação musical, modelos de comunicação através da internet e intervalos comerciais muito extensos. A partir dos resultados, criaram-se sugestões de melhorias, como por exemplo: intervalos comerciais menos extensos, melhorias no site e maior interação com os ouvintes via internet, no sentido de melhorar os indicadores em que os ouvintes do programa demonstraram um menor grau de contentamento.
Palavras-chave: Administração de empresas
Marketing
Marca
Brand equity
Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: TIMM, Viviane. Análise da percepção do ouvinte e posicionamento do programa Estação Jovem: um estudo na Rádio Estação FM. 2016. 66 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1048
Data do documento: 2-Nov-2016
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2016VIVIANE TIMM.pdfMonografia Viviane Timm695,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.