Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1055
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Usucapião familiar no contexto dos novos direitos
Autor(es): Haeffner , Thainá
Primeiro Orientador: Borges, Josenir Cassiano
Resumo: O presente trabalho acadêmico discorre sobre a modalidade de aquisição de propriedade denominada usucapião familiar. O referido instituto foi inserido no ordenamento jurídico brasileiro através da promulgação da Lei 12.424/2011 a qual, inseriu o art.1240- A no Código Civil, assim, perfazendo um novo direito pessoal, real ou social. Neste contexto, pode-se dizer que a usucapião familiar está inserida nos novos direitos? O assunto busca assegurar garantias ainda não reconhecidas, assim, promovendo a moradia digna ao cônjuge que permaneceu residindo no imóvel comum do casal. Em contrapartida, sustenta-se que perfaz um direito real ou pessoal, de caráter retributivo, pois determina que quem abandonou o lar perca o patrimônio. No presente estudo buscou-se analisar a evolução histórica da usucapião, bem como as condições necessárias para a aquisição da propriedade através da usucapião familiar. O método procedimental de pesquisa utilizado foi o bibliográfico, e também foi utilizada a técnica da abordagem dialética, através da interface entre os pontos. Compreende-se que a usucapião advém da teoria dos direitos fundamentais sociais, especialmente, direito à moradia. No primeiro capítulo foi abordada a origem histórica do instituto da usucapião, assim como, uma análise sobre a função social da posse e por último, foram expostas as diversas modalidades de usucapião cada uma com suas peculiaridades e seus requisitos fundamentais. Já no segundo capítulo, foi abordada a questão do Direito de família, e os regimes de bens existentes no ordenamento jurídico brasileiro e por fim, os princípios norteadores e protetores do direito de família e da propriedade. Enfim, o terceiro capítulo faz uma análise acerca do próprio instituto da usucapião familiar sobre os requisitos necessários à sua aquisição e ainda, um exame nos casos jurisprudências e no final foi explanada a usucapião familiar em face aos novos direitos. Assim, conclui-se que a nova modalidade repercutiu diretamente no ramo do direito social à moradia e no ramo do direito de família, onde os requisitos impostos pelo art. 1240-A do código civil quando preenchidos culminaram na aquisição da propriedade e na efetivação do direito constitucional à moradia.
Palavras-chave: Direito
Abandono do lar
Direito à moradia
Ex-cônjuges
Princípio da dignidade da pessoa humana
Usucapião familiar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Direito - FD
Citação: HAEFFNER, Thainá. Usucapião familiar no contexto dos novos direitos. 2016. 59 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, RS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1055
Data do documento: 5-Dez-2016
Aparece nas coleções:FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAR2016Thaina Haeffner.pdfMonografia Thainá Haeffner282,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.