Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1076
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A comunicação das microempresas no Facebook
Autor(es): Moss, Adriane Correa
Primeiro Orientador: Klein, Otavio José
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo compreender como as microempresas fazem sua comunicação no Facebook. Para o esclarecimento do objetivo foi realizada uma revisão bibliográfica, onde foram identificados termos com o intuito de auxiliar a pesquisa, como a comunicação organizacional, as mídias sociais e o Facebook. Também foi realizada uma análise observacional quantitativa e qualitativa das páginas do Facebook de três microempresas de Carazinho/RS, utilizando método observacional e descritivo, onde as categorias de análise têm como base a maneira como as empresas comunicam sua própria marca, seus produtos e suas promoções. Foram escolhidas empresas de ramos distintos de forma intencional, e elas são: a loja de roupas femininas Lory Angel Modas; a confeitaria Camafeu Doces Finos; e a loja de bebidas Confraria Store, que dentre as analisadas é a única que possui consultoria de agência de comunicação. Considerando os resultados gerais da análise observacional, foi identificado que os produtos oferecidos pelas empresas são os mais publicados, por meio de fotografias. Postagens sobre as marcas das empresas ficaram em segundo lugar, com a apresentação nas legendas e logotipos nas imagens. E em último as promoções, onde apareceram nas publicações apenas de uma microempresa. Também foi identificado na análise que empresas que não possuem consultoria de agência de comunicação, podem realizar uma comunicação efetiva no Facebook criando postagens com qualidade e bons engajamentos.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Comunicação
Facebook
Mídias sociais
Pequenas e microempresas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: MOSS, Adriane Correa. A comunicação das microempresas no Facebook. 2017. 62 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1076
Data do documento: 30-Jun-2017
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2017Adriane Correa Moss.pdfMonografia Adriane Correa Moss968,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.