Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1120
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A publicidade em esportes eletrônicos: O caso do Game Dota 2
Autor(es): Borges, Victório
Primeiro Orientador: Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara
Resumo: Há alguns anos, os jogos eletrônicos vem se tornando uma prática profissional, sendo assim chamados de esportes eletrônicos, ou e-Sports. Este cenário já conta com mais de 80 milhões de espectadores, além de campeonatos com a premiação de até 18 milhões de dólares, atraindo diversas empresas que direcionam seus esforços para veicularem a sua marca neste cenário. A popularidade desta atividade não só cresce constantemente, como também está diretamente ligada ao meio eletrônico, suportando formatos distintos para veiculação de publicidade diferente dos encontrados nos esportes tradicionais. Neste cenário este estudo tem como objetivo investigar a publicidade no game Dota 2, através de metodologia bibliográfica, observatória e descritiva. Analisa-se assim desde o espaço virtual do jogo, o espaço físico dos campeonatos e a plataforma online onde as partidas são transmitidas. Para esta compreensão, é necessário entender o conceito de publicidade e propaganda, acompanhado da definição de anúncio e anúncio online. Também se faz relevante relatar uma breve história dos jogos eletrônicos e a sua trajetória até os e-Sports. Como resultado, percebe-se a existência de um ecossistema que envolve a transmissão da publicidade em Dota 2. Obtêm-se também uma visão geral dos modelos de veiculação existentes, elucidando a vantagem e desvantagem de cada formato.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
E-Sports
Jogos eletrônicos
Dota 2
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: BORGES, Victório. A publicidade em esportes eletrônicos: O caso do Game Dota 2. 2015. 71 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1120
Data do documento: 23-Nov-2015
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2015Victorio Borges.pdfMonografia Victorio Borges10,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.