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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A publicidade em esportes eletrônicos: O caso do Game Dota 2
metadata.dc.creator: Borges, Victório
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara
metadata.dc.description.resumo: Há alguns anos, os jogos eletrônicos vem se tornando uma prática profissional, sendo assim chamados de esportes eletrônicos, ou e-Sports. Este cenário já conta com mais de 80 milhões de espectadores, além de campeonatos com a premiação de até 18 milhões de dólares, atraindo diversas empresas que direcionam seus esforços para veicularem a sua marca neste cenário. A popularidade desta atividade não só cresce constantemente, como também está diretamente ligada ao meio eletrônico, suportando formatos distintos para veiculação de publicidade diferente dos encontrados nos esportes tradicionais. Neste cenário este estudo tem como objetivo investigar a publicidade no game Dota 2, através de metodologia bibliográfica, observatória e descritiva. Analisa-se assim desde o espaço virtual do jogo, o espaço físico dos campeonatos e a plataforma online onde as partidas são transmitidas. Para esta compreensão, é necessário entender o conceito de publicidade e propaganda, acompanhado da definição de anúncio e anúncio online. Também se faz relevante relatar uma breve história dos jogos eletrônicos e a sua trajetória até os e-Sports. Como resultado, percebe-se a existência de um ecossistema que envolve a transmissão da publicidade em Dota 2. Obtêm-se também uma visão geral dos modelos de veiculação existentes, elucidando a vantagem e desvantagem de cada formato.
Keywords: Publicidade
Propaganda
E-Sports
Jogos eletrônicos
Dota 2
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citation: BORGES, Victório. A publicidade em esportes eletrônicos: O caso do Game Dota 2. 2015. 71 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1120
Issue Date: 23-Nov-2015
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