Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1256
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Assédio moral como ato de improbidade administrativa
Autor(es): Gribler, Silvia Da Silva
Primeiro Orientador: França, Phillip Gil
Resumo: O presente trabalho monográfico versa sobre as práticas abusivas que ocorrem no âmbito da Administração Pública e que fere a moral do funcionário público, a moral administrativa, além de causar danos aos cofres do Estado. Também discorre sobre as formas que o assédio moral assume e os elementos que podem ser usados para a caracterização desse ato. A Constituição Federal do Brasil, em decorrência do princípio da dignidade, em seu artigo 5º, X, traz proteção à honra, à intimidade e à imagem do homem. Desse modo, ainda que inexista legislação específica prevendo e sancionando o assédio moral no âmbito da Administração Pública de forma geral, existe proteção pela Constituição que é a Lei Maior do Estado brasileiro e deve ser respeitada. Como os atos de assédio serão analisados numa perspectiva da Administração Pública, também será versado sobre os prejuízos pecuniários a ela causados, assim como a violação aos princípios aos quais ela está submetida que buscam a proteger das possíveis condutas que causam danos. Então, será apresentada a Lei de Improbidade Administrativa, Lei n. 8.429, de 1992, que além da Constituição Federal, também busca proteger o patrimônio público, de modo que ela prevê sanções a atos ímprobos que trazem prejuízo aos cofres públicos. Assim, o objetivo do presente trabalho é analisar, em decorrência dos danos causados à Administração Pública, se há possibilidade de o assédio moral ser enquadrado no rol do artigo 11 da referida Lei. Conclui-se que deve haver comprometimento do Estado no sentido de analisar essa conduta e os efeitos materiais que dela decorrem e que, pelo fato de trazerem prejuízos, não garantem um Estado economicamente sustentável.
Palavras-chave: Direito
Assédio moral
Erário público
Improbidade administrativa
Moralidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Direito - FD
Citação: TOLEDO, Emanuelle de. A prisão cautelar como forma de obtenção do acordo da colaboração premiada. 2016. 63 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1256
Data do documento: 24-Nov-2016
Aparece nas coleções:FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2016Silvia Da Silva Gribler.pdfMonografia Silvia Da Silva Gribler348,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.