Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/126
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A sustentabilidade nas entidades bancárias
metadata.dc.creator: Ochi, Kellen
metadata.dc.contributor.advisor1: Tonial, Nadya Regina Gusella
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho parte de uma análise sobre a importância do meio ambiente, seus princípios e sua proteção vinculados ao desenvolvimento econômico realizado pelas entidades bancárias. Como os índices de degradação ambiental estão aumentando, consideravelmente, vem à tona a discussão de desenvolvimento sustentável, tentando atribuir sintonia entre o crescimento econômico e o meio ambiente ecologicamente equilibrado. Assim, cabe indagar sobre o conteúdo da responsabilidade socioambiental dos bancos e das políticas adotadas por essas instituições. Para a realização dessa pesquisa, utiliza-se o método documental e hermenêutico, com o intuito de buscar a interpretação e a compreensão da inclusão da sustentabilidade no setor bancário. Como marco teórico, tem-se o princípio da dignidade da pessoa humana, previsto no artigo 1º, inciso III da Constituição Federal, considerado fundamento do Estado Democrático de Direito. Dessa forma, constata-se que as entidades bancárias são primordiais na promoção do desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo possuem o compromisso de induzir mudanças políticas, por meio de produtos e serviços voltados à sustentabilidade. A adesão a esta consciência proporciona aos bancos um diferencial competitivo, agregando valores perante a sua carteira de clientes, bem como revelando sua responsabilidade socioambiental. Assim, compreender uma estrutura de gestão com cunho voltado ao social e ao ambiental implica afirmar que os bancos, na condição de financiadores, são responsáveis pela manutenção do meio ambiente saudável, em respeito à atual e às futuras gerações.
Palabras clave : Meio Ambiente
Responsabilidade social da empresa
Direito bancário
Sustentabilidade
metadata.dc.language: por
Citación : Ochi, Kellen. A sustentabilidade nas entidades bancárias. 2011. 82 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Casca, RS, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/126
Fecha de publicación : 4-may-2012
Aparece en las colecciones: FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAS2011KellenOchi.pdfMonografia Kellen Ochi436,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.