Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1379
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os gêneros textuais como instrumentos culturais e sociais no ensino de língua materna
Autor(es): Pawlak, Camila
Primeiro Orientador: Cayser, Elisane Regina
Resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância dos gêneros textuais no ensino de língua materna, apresentando-os como instrumentos de caráter social e cultural no cotidiano dos indivíduos. Para tanto, realiza-se uma pesquisa sobre o estudo dos gêneros ao longo do tempo, mostrando sua importância e a necessidade da presença dos mesmos no ensino de língua portuguesa. Aborda-se, ainda, a questão do letramento e sua ligação com os gêneros textuais nas aulas de língua materna, mostrando como esses dois pontos são fortemente ligados e fundamentais para que, de fato, os estudantes encontrem sentido no estudo da língua. Para finalizar esse trabalho, propõe-se uma sequência didática que privilegia a variedade de gêneros textuais e que busqua privilegiar, além do estudo de suas características, o estudo das suas funções comunicativas e sociais.
Palavras-chave: Letras
Literatura
Gêneros textuais
Letramento
Língua materna
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citação: PAWLAK, Camila. Os gêneros textuais como instrumentos culturais e sociais no ensino de língua materna. 2017. 46 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1379
Data do documento: 7-Dez-2017
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2017Camila Pawlak.pdfMonografia Camila Pawlak444,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.