Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1410
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna
metadata.dc.creator: Sartori, Karen
metadata.dc.contributor.advisor1: Crestani, Luciana Maria
metadata.dc.description.resumo: O grande propósito da aula de língua materna é capacitar os sujeitos no uso da língua, para que possam se expressar de forma efetiva, oralmente ou por escrito, nas diversas situações de interação social. Para tanto, exercitar as competências e as habilidades discursivas, através da fala/escuta e da leitura/escrita de diferentes gêneros textuais mostra-se imprescindível. Tendo isso em conta, este estudo tem como objetivo elaborar um plano de unidade que contemple o trabalho com diferentes gêneros textuais e cujas atividades se voltem para o desenvolvimento de competências discursivas (orais e escritas), na perspectiva dos letramentos e multiletramentos. A fundamentação desta proposta toma como base estudos de Bakhtin (1997) sobre gêneros discursivos e de Marcuschi (2010) sobre gêneros textuais, preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (1998) para o ensino de língua materna, bem como trabalhos de Kleiman (2005), Rojo (2009) e Soares (2001) acerca do letramento e de Rojo (2012) sobre os multiletramentos. O plano de unidade centra-se no trabalho com leitura, compreensão, interpretação textual de diferentes gêneros, bem como na inter-relação das múltiplas linguagens, favorecendo, assim, o desenvolvimento da expressão oral e escrita dos sujeitos que dele participam.
Keywords: Letras
Literatura
Letramento
Multiletramento
Gênero textual
Competência discursiva
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citation: SARTORI, Karen. Letramento, multiletramentos e gêneros textuais: uma proposta de trabalho para a aula de língua materna. 2016. 43 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1410
Issue Date: 2-Dec-2016
Appears in Collections:CLET - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2016Karen Sartori.pdfMonografia Karen Sartori273,64 kBAdobe PDFView/Open
PF2016Karen Sartori_Anexo.mp4Anexo A - Vídeo O que é Família?13,78 MBUnknownView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.