Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1417
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo enunciativo do adjetivo como indicador de subjetividade
Autor(es): Souza, Marlon Remboski de
Primeiro Orientador: Toldo, Claudia Stumpf
Resumo: Este trabalho visa estudar o adjetivo, de uma perspectiva gramatical e enunciativa, tomando-o como uma marca de subjetividade em textos publicitários. Nesta pesquisa, são considerados quatro diferentes gramáticas para estudar o adjetivo, são elas: 1) a gramática tradicional, 2) a normativa, 3) a descritiva e 4) a de usos, respectivamente representadas por Bechara (2009), Rocha Lima (1998, 2003), Perini( 2006) e Neves (2011). Esse estudo gramatical leva aos seguintes questionamentos iniciais: quais são as diferenças e semelhanças entre os quatro autores? Em seus estudos, há uma reflexão sobre a gramática no texto? Qual a ideia de uso presente, se mencionada, em suas gramáticas? Que noção de língua encontra-se nos autores estudados? Quanto à enunciação, estuda-se Benveniste (2005) e (1989), principalmente sobre o aparelho formal da enunciação e a subjetividade da linguagem. Esse estudo enunciativo leva a estes questionamentos: de que forma os adjetivos, enquanto recursos linguísticos, marcam a subjetividade? Como o sentido é afetado a partir da noção do aqui-agora? Analisam-se, com esse aporte teórico e partindo dessas questões, três textos publicitários retirados da revista Exame. Diante dessas perspectivas teóricas, este trabalho coloca em destaque o adjetivo, enquanto categoria gramatical, como forma da língua que marca a subjetividade do sujeito que se enuncia no texto, nesse caso, no texto publicitário.
Palavras-chave: Letras
Literatura
Gramática
Adjetivo
Enunciação
Subjetividade
Anúncio Publicitário
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citação: SOUZA, Marlon Remboski de. Estudo enunciativo do adjetivo como indicador de subjetividade. 2017. 62 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1417
Data do documento: 28-Nov-2017
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2017Marlon Remboski de Souza.pdfMonografia Marlon Remboski de Souza1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.