Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1448
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Processo de decisão de compra da erva-mate pelos consumidores da cidade de Arvorezinha/RS
Autor(es): Farias, Lucimara de
Primeiro Orientador: Cruz, Cassiana Maris Lima
Resumo: Este trabalho procura compreender como ocorre o processo de decisão de compra da erva-mate pelos consumidores da cidade de Arvorezinha/RS. Para tanto, recorreu-se ao modelo dos sete estágios de Blackwell, Miniard e Engel (2005). A fundamentação teórica iniciou pelos conceitos de marketing e se aprofundou no comportamento do consumidor, fatores determinantes no comportamento de compra, o processo de decisão de compra e composto mercadológico. Para a realização da pesquisa foi utilizada, pesquisa qualitativa e exploratória, através de entrevista em profundidade realizada com 30 consumidores do produto erva-mate para o chimarrão. Após analisados os dados foram constatados na fase pré-compra que os principais fatores que levam os consumidores a compra de determinada marca de erva-mate é a qualidade do produto, preço e marca, as fontes de informação para escolher o produto são pelas conversas do dia a dia, quem influencia são as pessoas da família. Na fase de encontro de serviços os principais atributos ou benefícios que os consumidores levam em consideração a saúde por ser um produto digestivo e estimulante, qualificação e experiência do ponto de venda. Na fase de pós encontro de serviço os participantes demostram satisfação com o produto adquirido. Por fim, diante dos dados obtidos recomenda-se ao setor ervateiro estratégias de marketing aliando planejamento das quatro variáveis que são o preço, produto, praça, e promoção.
Palavras-chave: Administração de empresas
Marketing
Processo de decisão de compra
Comportamento do consumidor
Composto mercadológico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: FARIAS, Lucimara de. Processo de decisão de compra da erva-mate pelos consumidores da cidade de Arvorezinha/RS. 2018. 80 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1448
Data do documento: 25-Jun-2018
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOL2018Lucimara de Farias.pdfMonografia Lucimara de Farias698,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.