Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1448
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Processo de decisão de compra da erva-mate pelos consumidores da cidade de Arvorezinha/RS
metadata.dc.creator: Farias, Lucimara de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Cassiana Maris Lima
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho procura compreender como ocorre o processo de decisão de compra da erva-mate pelos consumidores da cidade de Arvorezinha/RS. Para tanto, recorreu-se ao modelo dos sete estágios de Blackwell, Miniard e Engel (2005). A fundamentação teórica iniciou pelos conceitos de marketing e se aprofundou no comportamento do consumidor, fatores determinantes no comportamento de compra, o processo de decisão de compra e composto mercadológico. Para a realização da pesquisa foi utilizada, pesquisa qualitativa e exploratória, através de entrevista em profundidade realizada com 30 consumidores do produto erva-mate para o chimarrão. Após analisados os dados foram constatados na fase pré-compra que os principais fatores que levam os consumidores a compra de determinada marca de erva-mate é a qualidade do produto, preço e marca, as fontes de informação para escolher o produto são pelas conversas do dia a dia, quem influencia são as pessoas da família. Na fase de encontro de serviços os principais atributos ou benefícios que os consumidores levam em consideração a saúde por ser um produto digestivo e estimulante, qualificação e experiência do ponto de venda. Na fase de pós encontro de serviço os participantes demostram satisfação com o produto adquirido. Por fim, diante dos dados obtidos recomenda-se ao setor ervateiro estratégias de marketing aliando planejamento das quatro variáveis que são o preço, produto, praça, e promoção.
Keywords: Administração de empresas
Marketing
Processo de decisão de compra
Comportamento do consumidor
Composto mercadológico
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citation: FARIAS, Lucimara de. Processo de decisão de compra da erva-mate pelos consumidores da cidade de Arvorezinha/RS. 2018. 80 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1448
Issue Date: 25-Jun-2018
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOL2018Lucimara de Farias.pdfMonografia Lucimara de Farias698,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.