Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1481
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A nova geração de cantoras sertanejas brasileiras: uma análise do marketing digital
Autor(es): Fontana, Najara Gabriela
Primeiro Orientador: Hachmann, Roberto
Resumo: A música sertaneja renova-se frequentemente, e, cada vez mais, os artistas buscam estar sempre no topo e na lembrança dos seus públicos. Para que isso aconteça o marketing, principalmente digital, torna-se fundamental em suas carreiras. O objetivo geral desta monografia foi o de realizar um estudo de como é a comunicação nas redes sociais dos artistas da música sertaneja e, especificamente, da nova geração de cantoras sertanejas brasileiras, uma vez que, até recentemente, esse campo era dominado por cantores ou duplas masculinas. Para este estudo foram escolhidas duas cantoras e uma dupla do gênero sertanejo: Marília Mendonça, Naiara Azevedo e a dupla Simone e Simaria, representantes do recente termo “feminejo”. O desenvolvimento desta monografia ocorreu inicialmente por uma revisão bibliográfica sobre o assunto, posteriormente foram feitas observações de material coletado nas principais redes sociais das cantoras citadas e, finalmente, foi realizada as análises qualitativa e quantitativa, por meio de observação direta e descritiva, durante o período de 5 a 26 de maio de 2018. Foram criadas tabelas para acompanhar a evolução dos números de seguidores e curtidas nas redes sociais Facebook e Instagram da dupla e das cantoras solos. Durante esse período houve um crescimento, tanto nos curtidores Facebook como nos seguidores do Instagram das cantoras pesquisadas.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Marketing e suas estratégias
Marketing digital
Marketing musical
Música sertaneja
Feminejo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: FONTANA, Najara Gabriela. A nova geração de cantoras sertanejas brasileiras: uma análise do marketing digital. 2018. 55 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1481
Data do documento: 26-Jun-2018
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Najara Gabriela Fontana.pdfMonografia Najara Gabriela Fontana1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.