Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1560
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café
Autor(es): Soares, Shaiane da Silva
Primeiro Orientador: Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara
Resumo: A necessidade de se destacar no meio digital faz com que o diálogo se torne uma ferramenta essencial para estimular o relacionamento entre a marca e seu público. Assim, o presente estudo explora o modelo dialógico da comunicação proposto por Paulo Freire e o relaciona a outros conceitos. Com o objetivo de investigar a comunicação do Orna Café no Instagram, entre 2017 e 2018, a partir do modelo dialógico da comunicação verificou-se a necessidade de conceituar diálogo, interação mútua, participação, marketing digital, engajamento e metáfora do espetáculo, para fazer uma correlação dos conceitos com a comunicação da marca. Realizou-se um estudo de caso através de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, onde mapeou-se as publicações no Instagram da marca, identificou-se linhas de diálogo, dessas selecionou-se três para descrever e interpretar. Os resultados indicaram que o diálogo possibilita a participação/intervenção nas mudanças da cafeteria, fomentando o relacionamento com o público e o engajamento do mesmo. Também, constatou-se uma exemplar disposição da marca em estabelecer diálogos genuínos com seu público através das mídias sociais. Além disso, demonstra-se de extrema importância saber ouvir e permitir-se mudar a partir do diálogo com o público.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Comunicação dialógica
Marketing digital
Interação
Instagram
Orna Café
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: MEREGALLI, Kananda. Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café. 2018. 65 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1560
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Shaiane da Silva Soares.pdfMonografia Shaiane da Silva Soares2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.