Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1560
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café
metadata.dc.creator: Soares, Shaiane da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara
metadata.dc.description.resumo: A necessidade de se destacar no meio digital faz com que o diálogo se torne uma ferramenta essencial para estimular o relacionamento entre a marca e seu público. Assim, o presente estudo explora o modelo dialógico da comunicação proposto por Paulo Freire e o relaciona a outros conceitos. Com o objetivo de investigar a comunicação do Orna Café no Instagram, entre 2017 e 2018, a partir do modelo dialógico da comunicação verificou-se a necessidade de conceituar diálogo, interação mútua, participação, marketing digital, engajamento e metáfora do espetáculo, para fazer uma correlação dos conceitos com a comunicação da marca. Realizou-se um estudo de caso através de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, onde mapeou-se as publicações no Instagram da marca, identificou-se linhas de diálogo, dessas selecionou-se três para descrever e interpretar. Os resultados indicaram que o diálogo possibilita a participação/intervenção nas mudanças da cafeteria, fomentando o relacionamento com o público e o engajamento do mesmo. Também, constatou-se uma exemplar disposição da marca em estabelecer diálogos genuínos com seu público através das mídias sociais. Além disso, demonstra-se de extrema importância saber ouvir e permitir-se mudar a partir do diálogo com o público.
Keywords: Publicidade
Propaganda
Comunicação dialógica
Marketing digital
Interação
Instagram
Orna Café
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citation: MEREGALLI, Kananda. Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café. 2018. 65 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1560
Appears in Collections:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2018Shaiane da Silva Soares.pdfMonografia Shaiane da Silva Soares2,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.