Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1632
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O expresso para Nárnia: a ficción-mania e o letramento na escola conectada |
Autor(es): | Freitas, Rafael da Cruz |
Primeiro Orientador: | Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker |
Resumo: | Este trabalho de caráter interdisciplinar, cruzando conhecimentos das áreas de Linguagens, Educação e Tecnologias, tem como principal temática a questão da ficción-mania colocada como opção de leitura no processo de Letramento, objetivando discutir de que forma a introdução desse texto pode influenciar no processo de letramento na escola. Para realizar a discussão, tem-se como corpus da pesquisa reflexões acerca da formação do leitor nas escolas de educação básica do poder público, os conceitos de dialogismo, ciberespaço cibercultura, letramento e autoria e Convergência das Mídias, a partir dos quais são desenvolvidos o tema principal desta pesquisa e também as questões relativas ao processo de formação do leitor nas escolas através das tecnologias e do uso de ciberespaço – no contexto da Convergência das Mídias – como uma ferramenta na educação. Desenvolve-se nesta pesquisa, no decorrer dos capítulos, partindo dos conceitos teóricos citados, o desenvolvimento do perfil do leitor ubíquo como o leitor que transita entre as mídias e produtos culturais e também da ficción-mania como uma nova textualidade híbrida transmutada na Convergência das Mídias Como resultado, apresenta-se nesta monografia as considerações finais pesquisa acerca da temática proposta, concluindo que essa pode ser considerada como possibilidade para as produções literárias, enquanto caminho que mais aproxima o leitor do texto durante o processo que envolve a questão de formação leitora. Também se conclui que a ficción-mania, como processo de criação e recriação, pode ser utilizada na escola para desenvolver a autoria entre os alunos e a complexidade da mesma. |
Palavras-chave: | Letras Literatura Letramento Ficción-mania Cibercultura Ciberespaço Convergência das mídias |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Passo Fundo |
Sigla da Instituição: | UPF |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
Citação: | FREITAS, Rafael da Cruz. O expresso para Nárnia: a ficción-mania e o letramento na escola conectada. 2016. 84 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1632 |
Data do documento: | 14-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2019Rafael da Cruz Freitas.pdf | Monografia Rafael da Cruz Freitas | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.