Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1702
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de um sistema de tração de uma bicicleta elétrica
Autor(es): Fiedler, Gustavo Renã
Primeiro Orientador: Acco, Edson Santos
Resumo: Ao longo da existência humana o homem vem contribuindo para a degradação do meio ambiente por meio de ações inadequadas, e com isso, muitos recursos naturais foram praticamente esgotados, como o corte excessivo desmatamento das florestas, crescimento desordenado das cidades e queima de combustíveis fósseis. Tais atitudes aceleram veemente o aquecimento global e deteriora a qualidade do ar, fato que é prejudicial à saúde da população. Visando reduzir a poluição do planeta e reduzir custos através de um meio sustentável, o presente trabalho de conclusão de curso tem como proposta o desenvolvimento de um sistema de tração e controle de velocidade de uma bicicleta elétrica. O protótipo conta com um motor BLDC especifico para bicicletas elétricas com potência nominal de 350W acoplado na roda traseira da mesma. O sistema de controle tem como cerne o microcontrolador Córtex ARM TM4C123GH6PM que é responsável pela geração dos sinais de acionamento dos conversores de potência, interpretação do sensor hall provindo do motor BLDC para mensurar a velocidade instantânea e distância percorrida pela bicicleta. Os conversores de potência se tratam de um conversor boost e um inversor trifásico que são responsáveis pelo acionamento e controle de velocidade do motor BLDC, sendo que as variáveis de controle do firmware são definidas pelo usuário através da variação da posição do acelerador de punho eletrônico acoplado a bicicleta. Além disso, o usuário pode visualizar em seu aparelho celular de plataforma android através do aplicativo desenvolvido e nomeado como Eletrical Bike App os valores mensurados de velocidade e distância percorrida, sendo possível atingir velocidades de até 25 Km/h. O aplicativo ainda tem a função de permitir que o usuário habilite e desabilite o sistema, seja como forma de segurança ou para evitar o consumo das baterias de 12V /7Ah que são responsáveis pela alimentação do sistema. Desenvolveu-se também no presente projeto a confecção de um carregador de baterias de chumbo ácido com tensão de 12V.
Palavras-chave: Engenharia elétrica
Conversores de potência
Meio ambiente
Motor BLDC
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Engenharia e Arquitetura - FEAR
Citação: FIEDLER, Gustavo Renã. Desenvolvimento de um sistema de tração de uma bicicleta elétrica. 2018. 93 f. Trabalho final de graduação (Engenheiro Eletricista). Curso de Engenharia Elétrica. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1702
Data do documento: 14-Dez-2018
Aparece nas coleções:FEAR - Curso de Engenharia Elétrica - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Gustavo Rena Fiedler.pdfTrabalho final de graduação Gustavo Renã Fiedler2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.