Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1705
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reuven Feuerstein e a Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural: conceitos e implicações educacionais
Autor(es): Lima, Patrícia Dal Prá de
Primeiro Orientador: Dickel, Adriana
Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender os princípios da proposta metodológica de Reuven Feuerstein que podem ser utilizados para o desenvolvimento do pensamento autônomo dos indivíduos. A pesquisa de natureza bibliográfica situa o contexto de produção da obra do autor, os principais conceitos da teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural a partir da Experiência de Aprendizagem Mediada e explora algumas aproximações entre a sua proposta metodológica e o contexto atual de educação. Diferenciando-se da teoria construtivista de Piaget, a qual afirma que a aprendizagem ocorre por exposição direta ao estímulo, na experiência de aprendizagem mediada, é necessário que haja um mediador entre o estímulo e o aprendiz, possuidor de experiências e conhecimentos prévios sobre o objeto em questão. Cabe ao mediador recompor o seu significado, despertando a atenção do aprendiz para detalhes que por vezes podem lhe passar despercebidos. Com base nessa abordagem, os professores não são somente agentes transmissores de informações, mas mediadores que estimulam a cognição dos educandos, para que a relação deles com a escola ganhe um significado real para sua vida diária, ao invés de somente figurar como uma obrigação e imposição.
Palavras-chave: Pedagogia
Aprendizagem mediada
Modificabilidade cognitiva estrutural
Cognição
Reuven Feuerstein
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Educação - FAED
Citação: LIMA, Patrícia Dal Prá de. Reuven Feuerstein e a Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural: conceitos e implicações educacionais. 2019. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1705
Data do documento: 10-Jul-2019
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2019Patricia Dal Pra de Lima.pdfArtigo de conclusão de curso de Patrícia Dal Prá de Lima142,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.