Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1762
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Revolução 4.0: uma discussão acerca do papel do Estado e sua relação com os princípios constitucionais dentro do contexto jurídico trabalhista contemporâneo
metadata.dc.creator: Basso, Rodrigo Paiz
metadata.dc.contributor.advisor1: Tonial, Maira Angélica Dal Conte
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta um estudo acerca do Estado e sua forma de atuar e reagir frente às mudanças geradas pela Revolução 4.0, considerando os aspectos sociais e econômicos e a efetivação da proteção em face à automação. O objetivo central é discutir o papel do Estado, considerando as inovações trazidas pela Revolução 4.0 com fulcro na principiologia constitucional. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica a partir do método de abordagem dialético. As discussões são pautadas nas revoluções industriais, considerando as mudanças observadas em cada um dos momentos históricos. Uma análise dos conceitos e das características da Revolução 4.0 se faz imprescindível no intuito de apresentar os principais avanços tecnológicos envolvidos, bem como os possíveis reflexos que essa evolução tecnológica irreversível terá no mundo do trabalho e nas relações envolvendo os aspectos econômicos dos mecanismos de produção. O debate acerca dos princípios constitucionais aplicáveis às relações trabalhistas enfoca especialmente os princípios da dignidade da pessoa humana, do valor social do trabalho e da livre iniciativa, além da proteção ao trabalho e da proteção em face da automação. Na análise sobre a necessidade de atualização do papel do Estado, considera-se que sua função é ser razoável e conciliador, sendo que, considerando os princípios constitucionais supramencionados, torna-se importante atualizar e flexibilizar a legislação trabalhista, bem como adotar uma postura coerente, sem ser demasiado liberal e nem manter amarras fortes e intransigentes, mantendo-se atento às inevitáveis mudanças que já estão ocorrendo no mundo globalizado em que se vive.
Palabras clave : Direito do trabalho
Proteção social
Revolução 4.0
Tecnologia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito - FD
Citación : BASSO, Rodrigo Paiz. Revolução 4.0: uma discussão acerca do papel do Estado e sua relação com os princípios constitucionais dentro do contexto jurídico trabalhista contemporâneo. 2019. 60 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1762
Fecha de publicación : 25-jun-2019
Aparece en las colecciones: FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2019Rodrigo Paiz Basso.pdfMonografia Rodrigo Paiz Basso554,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.