Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1837
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O brincar como território da educação infantil
metadata.dc.creator: Rosa, Samira Francisca
metadata.dc.contributor.advisor1: Mühl, Eldon Henrique
metadata.dc.description.resumo: A ideia de compreender o brincar como território próprio da criança, tem sido apresentado como uma justificativa para considerá-lo um dos aspectos centrais da educação infantil. O presente artigo tem como objetivo investigar este território próprio da criança e esclarecer os fatores pedagógicos que interferem no desenvolvimento infantil. Esse estudo é de abordagem qualitativa e é caracterizado como pesquisa bibliográfica. Para desenvolver os conceitos dos territórios do brincar na Educação Infantil, optou-se por fundamentar o estudo em Vygotsky e Benjamin. Após os estudos realizados pode-se destacar a necessidade de se considerar e respeitar o território do brincar na educação infantil como condição para o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, cognitivo e moral. O segredo pedagógico está em descobrir os momentos que a criança oferece alguma alternativa para ingressarmos em seu brincar e contribuir com o enriquecimento de sua experiência. Além disso, a escola deve oferecer diferentes possibilidades para que a criança possa estabelecer seus territórios do brincar.
Palabras clave : Pedagogia
Educação infantil
Brincar
Território do brincar
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação - FAED
Citación : ROSA, Samira Francisca. O brincar como território da educação infantil. 2020. [14 f]. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1837
Fecha de publicación : 1-jun-2020
Aparece en las colecciones: FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2020SamiraFranciscaRosa.pdfArtigo de conclusão de curso de Samira Francisca Rosa188,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.