Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1837
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O brincar como território da educação infantil |
metadata.dc.creator: | Rosa, Samira Francisca |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mühl, Eldon Henrique |
metadata.dc.description.resumo: | A ideia de compreender o brincar como território próprio da criança, tem sido apresentado como uma justificativa para considerá-lo um dos aspectos centrais da educação infantil. O presente artigo tem como objetivo investigar este território próprio da criança e esclarecer os fatores pedagógicos que interferem no desenvolvimento infantil. Esse estudo é de abordagem qualitativa e é caracterizado como pesquisa bibliográfica. Para desenvolver os conceitos dos territórios do brincar na Educação Infantil, optou-se por fundamentar o estudo em Vygotsky e Benjamin. Após os estudos realizados pode-se destacar a necessidade de se considerar e respeitar o território do brincar na educação infantil como condição para o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, cognitivo e moral. O segredo pedagógico está em descobrir os momentos que a criança oferece alguma alternativa para ingressarmos em seu brincar e contribuir com o enriquecimento de sua experiência. Além disso, a escola deve oferecer diferentes possibilidades para que a criança possa estabelecer seus territórios do brincar. |
Palabras clave : | Pedagogia Educação infantil Brincar Território do brincar |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação - FAED |
Citación : | ROSA, Samira Francisca. O brincar como território da educação infantil. 2020. [14 f]. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2020. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1837 |
Fecha de publicación : | 1-jun-2020 |
Aparece en las colecciones: | FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2020SamiraFranciscaRosa.pdf | Artigo de conclusão de curso de Samira Francisca Rosa | 188,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.