Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1853
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A aplicação das constelações sistêmicas nos conflitos jurídicos de cunho familiar
Autor(es): Zatt, Caroline Sanson
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Cristiane Beuren
Segundo Orientador: Vasconcelos, Cristiane Beuren
Resumo: O objetivo da presente monografia jurídica é compreender a aplicação das Constelações Sistêmicas como método de resolução de conflitos judiciais de cunho familiar. Os litígios familiares são compostos por pessoas detentoras de sentimentos para com os outros envolvidos na lide e, na maioria dos casos, tais emoções possuem suas origens anteriormente ao processo judicial, assim, uma decisão imposta por um terceiro poderá não provocar efeitos e o empasse continuará a existir. Com a continuidade do conflito, outras lides surgirão, manterão a família em conflito e dependente de decisões do Poder Judiciário. Nesse contexto, necessário se faz criar soluções interdisciplinares para efetivamente compreender os anseios e resolver o litígio de maneira efetiva. A Resolução n. 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça e o Código de Processo Civil promoveram significantes incentivos para a aplicação de formas alternativas de resolução de conflitos. Ampliaram-se as diferentes formas e técnicas que podem ser utilizadas e, dentre as inúmeras técnicas possíveis, o método das Constelações Sistêmicas se apresentou como uma forma inovadora. Nesse contexto, questiona-se: como está sendo aplicado o método das Constelações Sistêmicas do Poder Judiciário com ênfase nos conflitos familiares? Visa-se a averiguar como a técnica terapêutica está sendo aplicada nos processos judiciais familiares. Analisa-se o surgimento e o aprimoramento da prática desde a sua descoberta até os dias atuais, passa-se para averiguação no campo da psicologia tendo em vista que a técnica é multidisciplinar e, por fim, examina-se a utilização do método no Poder Judiciário. Estuda-se também o Direito Sistêmico e sua respectiva aplicação no ordenamento jurídico pátrio. E, ao final, analisa-se a postura do advogado sistêmico, bem como aplicação do método das Constelações Sistêmicas nas lides familiares, os efetivos resultados de tal aplicação na esfera estadual e os projetos que estão sendo efetuados, com ênfase para a Região Sul do Brasil. Conclui-se que as Constelações Sistêmicas possuem probabilidade de aplicação como método pacificador de conflitos familiares, uma vez que proporcionam o restabelecimento dos vínculos afetivos existentes entre os envolvidos e a humanização do Direito.
Palavras-chave: Direito
Constelações sistêmicas
Conflitos familiares
Direito de família
Ordenamento jurídico
Resolução de conflitos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Direito - FD
Citação: ZATT, Caroline Sanson. A aplicação das constelações sistêmicas nos conflitos jurídicos de cunho familiar. 2020. 53 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1853
Data do documento: 22-Jun-2020
Aparece nas coleções:FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOL2020CarolineSansonZatt.pdfMonografia de Caroline Sanson Zatt346,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.