Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/186
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O princípio da autodeterminação dos povos em relação à integridade territorial do estado: secessões
Autor(es): Tosati, Marcelo Augusto
Primeiro Orientador: Noschang, Patricia Grazziotin
Resumo: A autodeterminação dos povos diz respeito ao direito que um determinado povo tem de se autogovernar interna ou externamente. Quando esse direito atinge o nível de implementação no plano externo, através da independência política de uma entidade, se faz necessária umaanálise dos motivos e circunstâncias de tal independência, que pode ter ocorrido em respeito ao princípio em voga ou em violação a este e também ao direito de um Estado à sua integridade territorial. Para auxílio na abordagem do tema, deve-se ter em mente o que é um Estado e também o fato de ele ser o principal agente dotado de personalidade jurídica internacional, de tal forma a se adentrar em um estudo sobre as formas como um Estado pode ser criado na comunidade internacional. Dentre estas formas, destacou-se a secessão, que ocorre quando parte de um território se desmembra para formar um novo país. A secessão pode se dar de forma unilateral, ou seja, sem o prévio consentimento do Estado do qual a região secessionista fazia parte. Isto se dá através de uma declaração unilateral de independência e torna este o objetivo maior do presente trabalho, qual seja, a abordagem sobre o conflito de interesses e de normas, concluindo-se que deve haver um equilíbrio entre eles, implementando-se a autodeterminação apenas às chamadas unidades de autodeterminação. Do contrário, deve prevalecer a integridade territorial do Estado. O desenvolvimento do trabalho se construiu através dos métodos dedutivo de abordagem e bibliográfico de procedimento.
Palavras-chave: Direito internacional
Estado
Integridade
Personalidade (Direito)
Idioma: por
Citação: Tosati, Marcelo Augusto. O princípio da autodeterminação dos povos em relação à integridade territorial do estado: secessões. 2012. 53 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/186
Data do documento: 12-Set-2012
Aparece nas coleções:FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2012MarceloAugustoTosati.pdfMonografia Marcelo Augusto Tosati253,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.