Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1896
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetização e educação infantil: importância, compromisso e desafios postos
Autor(es): Rockenbach, Géverton João
Primeiro Orientador: Dias, Rosangela Hanel
Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo a busca pela compreensão do papel e da importância que a Educação Infantil tem no processo de alfabetização da criança. Primeiramente, serão apresentados alguns conceitos e problematizações presentes nesta primeira etapa da Educação Básica, por meio de uma sistematização de conhecimentos e estudos sobre o tema. Utilizando tais conhecimentos como suportes balizadores e orientadores do pressente estudo, será elencada uma série de práticas alfabetizadoras congruentes com as escolas da infância. Práticas que respeitam as características da etapa, bem como, a criança como um sujeito ativo, capaz e de direitos, tornando notória a importância e o real papel das escolas de Educação Infantil neste processo.
Palavras-chave: Pedagogia
Educação infantil
Alfabetização
Práticas alfabetizadoras
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Educação - FAED
Citação: ROCKENBACH, Géverton João. Alfabetização e educação infantil: importância, compromisso e desafios postos. 2019. 17 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, RS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1896
Data do documento: 26-Nov-2019
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAR2019GevertonJoaoRockenbach.pdfArtigo de conclusão de curso de Geverton Joao Rockenbach120,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.