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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise comparativa térmica e dinâmica do sistema de freio a disco de veículos populares
Autor(es): Wagner, Guilherme Gassen
Primeiro Orientador: Marcolan, Auro Candido
Resumo: A criação do sistema de freio foi um grande avanço para a humanidade pois tornou segura a locomoção e o transporte de cargas para várias áreas do desenvolvimento. Atualmente possui-se dois tipos de sistema, o com freio a tambor e o freio a disco, os quais consistem em remover a energia cinética de veículo e transformá-la em energia térmica via atrito, permitindo assim a diminuição da velocidade de modo seguro. Devido a isso, o sistema de freio é constantemente estudado, visando evitar possíveis falhas do sistema e também na busca de melhorias do mesmo. Com base nesses fatos, o presente trabalho tem por objetivo a análise comparativa dinâmica e térmica dos dois veículos populares mais vendidos no Brasil no ano de 2020, sendo eles o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 1.6. Os resultados mostram que as propriedades geométricas dos veículos e dos seus respectivos discos alteram os valores térmicos de fluxo de calor, número de Reynolds e o seu coeficiente de transferência por convecção, sendo que, o Chevrolet Onix possui uma seção frontal 6,6% maior que o HB20, fazendo com que obtenha uma maior potência de frenagem e um menor fluxo de calor, e consequentemente uma maior taxa de resfriamento. Posto isso, é possível concluir que maiores áreas de canais de ventilação promovem uma maior troca de calor entre o disco de freio e o ar, fazendo com que haja um maior arrefecimento do disco, evitando assim possíveis problemas.
Palavras-chave: Engenharia Mecânica
Freio a disco
Análise comparativa
Análise dinâmica
Análise térmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Engenharia e Arquitetura - FEAR
Citação: WAGNER, Guilherme Gassen. Análise comparativa térmica e dinâmica do sistema de freio a disco de veículos populares. 2022. [26 f.]. Trabalho Final de Graduação (Engenheiro Mecânico). Curso de Engenharia Mecânica. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2258
Data do documento: 23-Jun-2022
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