Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2302
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Responsabilidade socioambiental: a comunicação como vetor de indução ao comportamento sustentável
Autor(es): Samudio, Isadora Ambrós
Primeiro Orientador: Medeiros, Janine Fleith de
Resumo: Em função das atuais demandas ambientais, em companhia da crescente progressão de um grupo de pessoas envolvidas para/com tais necessidades, surge a manifestação de novos setores comerciais direcionadas à produções mais responsáveis e menos agressivas ao meio ambiente. Todavia, o comportamento humano está predisposto a seguir práticas já impostas à sociedade, e introduzir novos hábitos a parcela despreocupada da população se mostra como um desafio, que requer estratégias certeiras para revertê-lo. Com o objetivo de avaliar como a comunicação está sendo manipulada para induzir o consumidor ao comportamento sustentável, o presente trabalho, a partir de uma pesquisa exploratória realizada em duas etapas, sendo essas, a revisão bibliográfica em dados secundários e a abordagem qualitativa, executada pelo método de estudos de caso, apresenta uma avaliação relativa às publicações realizadas no Instagram de duas marcas que se posicionam como sustentáveis, a Thirty Seven Trend e a Agora Sou ECO. Para a análise foi utilizada a Teoria da Biologia Evolutiva, que prevê 5 tendências do comportamento humano, (1) interesse próprio, (2) status relativo, (3) imitação social, (4) desconto futuro, (5) preocupações impalpáveis. Após a observação do material, concluiu-se que ambas as marcas apropriam-se das tendências para incutir e estimular modificações nos hábitos de consumo e condutas comuns de seus seguidores, do mesmo modo que empenham os argumentos para anunciar/ofertar os produtos trabalhados.
Palavras-chave: Publicidade e Propaganda
Comportamento humano
Biologia evolutiva
Sustentabilidade
Comunicação sustentável
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: SAMUDIO, Isadora Ambrós. Responsabilidade socioambiental: a comunicação como vetor de indução ao comportamento sustentável. 2022. 49 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2302
Data do documento: 28-Jun-2022
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2022IsadoraAmbrósSamudio.pdfMonografia Isadora Ambrós Samudio7,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.