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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A percepção do público de empresas de moda sobre sustentabilidade
Autor(es): Santoro, Vitória Didoné
Primeiro Orientador: Medeiros, Janine Fleith de
Resumo: Os consumidores não tomam mais decisões de forma inconsciente, anseiam por empresas que tenham um olhar ético para toda a cadeia de produção. A moda é um dos setores responsáveis por gerar impactos socioambientais negativos, e essa nova linha de raciocínio levou o público a criar consciência em relação a causas, como a sustentabilidade, na hora de consumir. Embasado nesse prisma, o grande desafio é entender como as empresas de moda devem comunicar posicionamento sustentável, e assim promover comportamentos pró-ambientais. A presente monografia tem como objetivo responder essa questão, apresentando um panorama das associações que o público faz a partir de diferentes comunicações sobre sustentabilidade. O estudo é de objetivo exploratório, dessa forma, em primeira instância foi aplicada uma pesquisa qualitativa em dados secundários, para melhor compreender as formas de trabalhar a persuasão na comunicação a partir das definições do modelo racional e emocional, cunhadas primeiramente pelo filósofo Nietzsche no século XIX, como apolíneo e dionísico. Com base nas pesquisas bibliográficas, selecionamos duas marcas, Vert e Osklen, e peças e vídeos de sua comunicação para ilustrarem os modelos teóricos de comunicação propostos. Em sequência, foi utilizada a pesquisa qualitativa de campo através de entrevistas. Ademais, a Teoria do Comportamento Planejado forneceu o modelo metodológico, visando aprimorar a capacidade de previsão da intenção dos clientes de comprarem um produto ecologicamente correto. Conclui-se que, para o público, a melhor estratégia de comunicação para marcas sustentáveis é a emocional, pois gera identificação e encontra-se de acordo com os maiores motivos de compra pró-ambiental: o psicológico individual e as regras sociais internas. Soma-se que, as empresas devem sempre ser transparentes e revelar todas as etapas de produção do seu produto. Os resultados também suportam a Teoria do Comportamento Planejado como importante preditora de comportamento.
Palavras-chave: Publicidade e Propaganda
Comunicação de marcas sustentáveis
Consumo sustentável
Posicionamento
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: SANTORO, Vitória Didoné. A percepção do público de empresas de moda sobre sustentabilidade. 2022. 99 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2309
Data do documento: 29-Jun-2022
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