Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2538
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Estratégia de atração e retenção de clientes: um estudo de caso dentro da empresa DMS Engenharia
metadata.dc.creator: Matana, Gabriel Antunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Janine Fleith de
metadata.dc.description.resumo: O referido estudo teve como foco identificar as melhores estratégias para captação e fidelização de clientes adequadas a uma empresa prestadoras de serviços de engenharia. Para tanto, um estudo exploratório de abordagem qualitativa foi realizado com clientes e não clientes da organização. Os principais resultados indicam que a empresa, na visão de seus clientes está bem-conceituada, tendo mais pontos fortes do que pontos fracos. Extraiu-se da pesquisa que uma melhoria necessária seria a política de marketing, ou seja, intensificar a propagação de sua marca, alcançado, assim, um número maior de novos clientes. Ainda, deve se cogitar acerca da ampliação de uma nova área dentro da empresa, para proporcionar uma melhor experiência ao cliente.
Resumen : This study focuse on identifying the best strategies for attracting and retaining costumers, suitable for a company providing engineering services. To this end, an exploratory study with a qualitative approach was carried out with customers and non customers of the organizat’ion The main results indicate that the company, in the eyes of its customers, is well-regarded, having more strengths than weaknesses. It emerged from the research that a necessary improvement would be the marketing policy, that is, intensifying the propagation of your brand, thus reaching a greater number of new customers. Furthermore, consideration should be given to expanding a new area within the company, to provide a better customer experience.
Palabras clave : Fidelização de clientes
Estratégias de marketing
Captação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citación : MATANA, Gabriel Antunes. Estratégia de atração e retenção de clientes: um estudo de caso dentro da empresa DMS Engenharia. 2023. 21 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Lagoa Vermelha-RS, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2538
Fecha de publicación : 13-dic-2023
Aparece en las colecciones: FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LVE2023GabrielAntunesMatana.pdfTrabalho de conclusão de curso Gabriel Antunes Matana919,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.