Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2829
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Ensino de inglês e o perfil do professor: o que esperam as escolas privadas de Passo Fundo
metadata.dc.creator: Tonial, Évan Faria
metadata.dc.contributor.advisor1: Sturm, Luciane
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo investiga a oferta de ensino de língua inglesa (LI) em escolas privadas de educação básica de Passo Fundo, com foco na educação infantil e no ensino fundamental I. Com o objetivo de descrever o perfil de professor demandado pelas instituições nesse contexto, foi realizado um levantamento de dados por meio de um questionário semiestruturado, direcionado a representantes dessas escolas. Os dados permitiram mapear as modalidades de ensino da LI, incluindo programas, projetos, ensino bilíngue (EB) e projetos de carga horária estendida, bem como caracterizar as ofertas e identificar as principais demandas institucionais com relação ao perfil dos docentes. Os resultados obtidos possibilitam compreender o perfil de professor de inglês esperado nesse contexto específico, além de oferecer dados para que as licenciaturas, especialmente em Letras, discutam o processo de formação em relação ao mercado de trabalho.
Abstract: The present study investigates the provision of English language teaching in private basic education schools in Passo Fundo, focusing on Early Childhood Education and Elementary Education I. With the aim of describing the teacher profile demanded by institutions in this context, a survey was carried out data collection through a semi-structured questionnaire, aimed at representatives of these schools. The data made it possible to map English language teaching modalities, including programs, projects, bilingual teaching and extended workload projects, as well as characterize the offers and identify the main institutional demands in relation to the profile of teachers. The results obtained make it possible to understand the profile of an English teacher expected in this specific context, in addition to offering data so that undergraduates, especially in Letras, can discuss the training process in relation to the job market.
Keywords: Educação básica
Ensino bilíngue
Língua inglesa
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citation: TONIAL, Évan Faria. Ensino de inglês e o perfil do professor: o que esperam as escolas privadas de Passo Fundo. 2024. 28 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2829
Issue Date: 9-Dec-2024
Appears in Collections:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2024ÉvanFariaTonial.pdfArtigo de conclusão de curso de Évan Faria Tonial301,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.