Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2829
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Ensino de inglês e o perfil do professor: o que esperam as escolas privadas de Passo Fundo |
metadata.dc.creator: | Tonial, Évan Faria |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sturm, Luciane |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo investiga a oferta de ensino de língua inglesa (LI) em escolas privadas de educação básica de Passo Fundo, com foco na educação infantil e no ensino fundamental I. Com o objetivo de descrever o perfil de professor demandado pelas instituições nesse contexto, foi realizado um levantamento de dados por meio de um questionário semiestruturado, direcionado a representantes dessas escolas. Os dados permitiram mapear as modalidades de ensino da LI, incluindo programas, projetos, ensino bilíngue (EB) e projetos de carga horária estendida, bem como caracterizar as ofertas e identificar as principais demandas institucionais com relação ao perfil dos docentes. Os resultados obtidos possibilitam compreender o perfil de professor de inglês esperado nesse contexto específico, além de oferecer dados para que as licenciaturas, especialmente em Letras, discutam o processo de formação em relação ao mercado de trabalho. |
Resumen : | The present study investigates the provision of English language teaching in private basic education schools in Passo Fundo, focusing on Early Childhood Education and Elementary Education I. With the aim of describing the teacher profile demanded by institutions in this context, a survey was carried out data collection through a semi-structured questionnaire, aimed at representatives of these schools. The data made it possible to map English language teaching modalities, including programs, projects, bilingual teaching and extended workload projects, as well as characterize the offers and identify the main institutional demands in relation to the profile of teachers. The results obtained make it possible to understand the profile of an English teacher expected in this specific context, in addition to offering data so that undergraduates, especially in Letras, can discuss the training process in relation to the job market. |
Palabras clave : | Educação básica Ensino bilíngue Língua inglesa |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade de Passo Fundo |
metadata.dc.publisher.initials: | UPF |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
Citación : | TONIAL, Évan Faria. Ensino de inglês e o perfil do professor: o que esperam as escolas privadas de Passo Fundo. 2024. 28 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2829 |
Fecha de publicación : | 9-dic-2024 |
Aparece en las colecciones: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2024ÉvanFariaTonial.pdf | Artigo de conclusão de curso de Évan Faria Tonial | 301,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.