Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenegat, Isabella Cristina-
dc.date.accessioned2025-03-19T18:25:54Z-
dc.date.available2025-03-19-
dc.date.available2025-03-19T18:25:54Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.citationMENEGAT, Isabella Cristina. Ensino de inglês sob a perspectiva decolonial: uma proposta de sequência didática. 2024. 29 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2830-
dc.description.abstractThis work aims to propose a didactic sequence that aligns English language teaching with decolonial theories. To this end, we will discuss the concepts of colonialism and coloniality (Quijano, 2009; Grosfoguel, 2016), considering the National Common Curricular Base (Brazil, 2018), and culminating in the proposal of the didactic sequence (Dolz and Schneuwly, 2004). For this purpose, we use bibliographic and documentary research with qualitative data. As a preliminary result, we highlight the enrichment of pedagogical practice by aligning decolonial theories with the formulation of didactic sequences.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-19T18:25:54Z No. of bitstreams: 1 PF2024IsabellaCristinaMenegat.pdf: 1007177 bytes, checksum: 1129bdd5d20f87c44fce1ca57d0fd927 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-19T18:25:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2024IsabellaCristinaMenegat.pdf: 1007177 bytes, checksum: 1129bdd5d20f87c44fce1ca57d0fd927 (MD5) Previous issue date: 2024-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino decolonialpt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleEnsino de inglês sob a perspectiva decolonial: uma proposta de sequência didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pletsch, Cleonice-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática que alinhe o ensino de língua inglesa às teorias decoloniais. Com essa finalidade, discutiremos os conceitos de colonialismo e colonialidade (Quijano, 2009; Grosfoguel, 2016), passando pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e culminando na proposta da sequência didática (Dolz e Schneuwly, 2004). Para tal fim, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental com dados qualitativos. Como resultado preliminar, aponta-se o enriquecimento da prática pedagógica ao alinhar-se às teorias decoloniais à formulação de sequências didáticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2024IsabellaCristinaMenegat.pdfArtigo de conclusão de curso de Isabella Cristina Menegat983,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.