Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2830
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino de inglês sob a perspectiva decolonial: uma proposta de sequência didática |
Autor(es): | Menegat, Isabella Cristina |
Primeiro Orientador: | Pletsch, Cleonice |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática que alinhe o ensino de língua inglesa às teorias decoloniais. Com essa finalidade, discutiremos os conceitos de colonialismo e colonialidade (Quijano, 2009; Grosfoguel, 2016), passando pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e culminando na proposta da sequência didática (Dolz e Schneuwly, 2004). Para tal fim, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental com dados qualitativos. Como resultado preliminar, aponta-se o enriquecimento da prática pedagógica ao alinhar-se às teorias decoloniais à formulação de sequências didáticas. |
Resumo Alternativo: | This work aims to propose a didactic sequence that aligns English language teaching with decolonial theories. To this end, we will discuss the concepts of colonialism and coloniality (Quijano, 2009; Grosfoguel, 2016), considering the National Common Curricular Base (Brazil, 2018), and culminating in the proposal of the didactic sequence (Dolz and Schneuwly, 2004). For this purpose, we use bibliographic and documentary research with qualitative data. As a preliminary result, we highlight the enrichment of pedagogical practice by aligning decolonial theories with the formulation of didactic sequences. |
Palavras-chave: | Ensino decolonial Ensino de língua inglesa Sequência didática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Passo Fundo |
Sigla da Instituição: | UPF |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
Citação: | MENEGAT, Isabella Cristina. Ensino de inglês sob a perspectiva decolonial: uma proposta de sequência didática. 2024. 29 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2830 |
Data do documento: | 9-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2024IsabellaCristinaMenegat.pdf | Artigo de conclusão de curso de Isabella Cristina Menegat | 983,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.