Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2830
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Ensino de inglês sob a perspectiva decolonial: uma proposta de sequência didática
metadata.dc.creator: Menegat, Isabella Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Pletsch, Cleonice
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática que alinhe o ensino de língua inglesa às teorias decoloniais. Com essa finalidade, discutiremos os conceitos de colonialismo e colonialidade (Quijano, 2009; Grosfoguel, 2016), passando pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e culminando na proposta da sequência didática (Dolz e Schneuwly, 2004). Para tal fim, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental com dados qualitativos. Como resultado preliminar, aponta-se o enriquecimento da prática pedagógica ao alinhar-se às teorias decoloniais à formulação de sequências didáticas.
Resumen : This work aims to propose a didactic sequence that aligns English language teaching with decolonial theories. To this end, we will discuss the concepts of colonialism and coloniality (Quijano, 2009; Grosfoguel, 2016), considering the National Common Curricular Base (Brazil, 2018), and culminating in the proposal of the didactic sequence (Dolz and Schneuwly, 2004). For this purpose, we use bibliographic and documentary research with qualitative data. As a preliminary result, we highlight the enrichment of pedagogical practice by aligning decolonial theories with the formulation of didactic sequences.
Palabras clave : Ensino decolonial
Ensino de língua inglesa
Sequência didática
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citación : MENEGAT, Isabella Cristina. Ensino de inglês sob a perspectiva decolonial: uma proposta de sequência didática. 2024. 29 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2830
Fecha de publicación : 9-dic-2024
Aparece en las colecciones: IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2024IsabellaCristinaMenegat.pdfArtigo de conclusão de curso de Isabella Cristina Menegat983,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.