Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2834
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Português e cultura por meio da música brasileira: o ensino para imigrantes e refugiados
Autor(es): Braciak, Patrícia
Primeiro Orientador: Sturm, Luciane
Resumo: aprendizado da língua portuguesa é essencial para a integração social e econômica de imigrantes no Brasil, permitindo comunicação, cidadania, interculturalidade e a integração na sociedade brasileira. Este artigo tem como objetivo discutir a sequência didática (SD), como modelo para o planejamento de aulas de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (PLAAc). Tendo como base o Interacionismo Sociodiscursivo, a pesquisa, de natureza qualitativa, bibliográfica e exploratória, se justifica pela necessidade de criação de materiais didáticos específicos que atendam às demandas discentes. Apresenta a SD proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e fundamenta sua base teórica em autores como Bakhtin (2006; 2010) e Schlatter (2009). Consideramos as potencialidades da música popular brasileira (MPB) como um gênero autêntico, integrador que promove o engajamento e a motivação para o uso da língua em sala de aula. Os resultados apontam que a SD é eficaz como modelo de planejamento ao possibilitar a compreensão do gênero, a organização das atividades e a progressão do conhecimento. O estudo reforça que a didatização da música favorece o ensino ao ser integrada como recurso pedagógico, ao passo que promove a interculturalidade e a troca de experiências.
Resumo Alternativo: Learning Portuguese is essential for immigrants' social and economic integration in Brazil, enabling communication, citizenship, interculturality, and integration into Brazilian society. This article discusses the didactic sequence (DS) as a model for planning Portuguese as an Additional and Welcome Language (PLAAc) class. Based on Sociodiscursive Interactionism, this qualitative, bibliographic, and exploratory research is justified by the need to create specific teaching materials that meet the demands of students. It presents the DS proposed by Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004) and bases its theoretical foundation on authors such as Bakhtin (2006; 2010) and Schlatter (2009). We consider the potential of Brazilian popular music (MPB) as an authentic, integrative genre that promotes engagement and motivation for using the language in the classroom. The results indicate that the DS is effective as a planning model by enabling the understanding of the genre, the organization of activities, and the progression of knowledge. The study reinforces that the didacticisation of music favors teaching when integrated as a pedagogical resource while promoting interculturality and the exchange of experiences.
Palavras-chave: Português como língua adicional e de acolhimento
Sequência didática
Música
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citação: BRACIAK, Patrícia. Português e cultura por meio da música brasileira: o ensino para imigrantes e refugiados. 2024. 18 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2834
Data do documento: 9-Dez-2024
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2024PatríciaBraciak.pdfArtigo de conclusão de curso de Patrícia Braciak269,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.