Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2834
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Português e cultura por meio da música brasileira: o ensino para imigrantes e refugiados
metadata.dc.creator: Braciak, Patrícia
metadata.dc.contributor.advisor1: Sturm, Luciane
metadata.dc.description.resumo: aprendizado da língua portuguesa é essencial para a integração social e econômica de imigrantes no Brasil, permitindo comunicação, cidadania, interculturalidade e a integração na sociedade brasileira. Este artigo tem como objetivo discutir a sequência didática (SD), como modelo para o planejamento de aulas de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (PLAAc). Tendo como base o Interacionismo Sociodiscursivo, a pesquisa, de natureza qualitativa, bibliográfica e exploratória, se justifica pela necessidade de criação de materiais didáticos específicos que atendam às demandas discentes. Apresenta a SD proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e fundamenta sua base teórica em autores como Bakhtin (2006; 2010) e Schlatter (2009). Consideramos as potencialidades da música popular brasileira (MPB) como um gênero autêntico, integrador que promove o engajamento e a motivação para o uso da língua em sala de aula. Os resultados apontam que a SD é eficaz como modelo de planejamento ao possibilitar a compreensão do gênero, a organização das atividades e a progressão do conhecimento. O estudo reforça que a didatização da música favorece o ensino ao ser integrada como recurso pedagógico, ao passo que promove a interculturalidade e a troca de experiências.
Abstract: Learning Portuguese is essential for immigrants' social and economic integration in Brazil, enabling communication, citizenship, interculturality, and integration into Brazilian society. This article discusses the didactic sequence (DS) as a model for planning Portuguese as an Additional and Welcome Language (PLAAc) class. Based on Sociodiscursive Interactionism, this qualitative, bibliographic, and exploratory research is justified by the need to create specific teaching materials that meet the demands of students. It presents the DS proposed by Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004) and bases its theoretical foundation on authors such as Bakhtin (2006; 2010) and Schlatter (2009). We consider the potential of Brazilian popular music (MPB) as an authentic, integrative genre that promotes engagement and motivation for using the language in the classroom. The results indicate that the DS is effective as a planning model by enabling the understanding of the genre, the organization of activities, and the progression of knowledge. The study reinforces that the didacticisation of music favors teaching when integrated as a pedagogical resource while promoting interculturality and the exchange of experiences.
Keywords: Português como língua adicional e de acolhimento
Sequência didática
Música
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citation: BRACIAK, Patrícia. Português e cultura por meio da música brasileira: o ensino para imigrantes e refugiados. 2024. 18 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2834
Issue Date: 9-Dec-2024
Appears in Collections:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2024PatríciaBraciak.pdfArtigo de conclusão de curso de Patrícia Braciak269,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.