Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/336
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O princípio do poluidor pagador e a efetiva reparação do dano ambiental
metadata.dc.creator: Brueckheimer, Anna Luisa da Luz
metadata.dc.contributor.advisor1: Fritz, Karen Beltrame Becker
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa na área do Direito ambiental tem como principal objetivo demonstrar e resgatar o principal caráter do Princípio do Poluidor Pagador, este que consiste primordialmente na prevenção do dano ambiental e na aproximação do sentido jurídico-econômico da sua aplicabilidade no contexto real, para que então, sejam dirimidas as interpretações errôneas e controversas, em relação à idéia de que o pagamento das taxas referentes ao Princípio do Poluidor Pagador autorizariam o potencial causador da lesão ambiental a poluir, pensamento este que dificulta a sua aplicabilidade jurídica, com intuito primordial da prevenção à ocorrência da lesão e não a sua reparação posterior.Neste sentido, também faz-se uma análise conceitual do Princípio do Poluidor Pagador, com sua abrangência, características, críticas e dificuldades na interpretação e na sua aplicação, bem como analisou-se a responsabilidade na internalização das externalidades negativas pelo poluidor, salvaguardando o conceito de tal princípio na sua natureza jurídica, com finalidade de ampliar e aplicar seu caráter preventivo para evitar o dano ambiental. Tal princípio é bem dinâmico e, por isso, deve ser aplicado conjuntamente com fatores ambientais, sociais, jurídicos, jamais somente como fator econômico, a fim de que possa-se constituí-lo no sentido útil do modo eficaz de prevenir e proteger a saúde do Meio Ambiente. No capítulo inaugural, são abordados os princípios basilares do direito ambiental contemporâneo, dando principal enfoque ao princípio do desenvolvimento sustentável, este que representa a pedra fundamental na qual se erigem os demais princípios do meio ambiente na atualidade, passando-se, após, à definição do Princípio do Poluidor Pagador – PPP e o dano ambiental. Na sequência, o segundo capítulo correlaciona os riscos socioambientais e a internalização das externalidades, assim como o direcionamento dos custos ambientais ao poluidor. Por fim, o último título identifica e situa o princípio tema do presente trabalho nas normas constitucionais, infraconstitucionais e na jurisprudência, a fim de aferir a forma com que ele foi recepcionado, interpretado e efetivamente aplicado nas relações jurídico-ambientais.
Palabras clave : Desenvolvimento sustentável
Direito ambiental
Meio ambiente
Danos (Direito)
metadata.dc.language: por
Citación : BRUECKHEIMER, Anna Luisa da Luz. O princípio do poluidor pagador e a efetiva reparação do dano ambiental. 2013. 117 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, RS, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/336
Fecha de publicación : 10-sep-2014
Aparece en las colecciones: FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAR2013Anna_Luisa_da_Luz_Brueckheimer.pdfMonografia Anna Luisa da Luz Brueckheimer441,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.