Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/375
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Simultaneidade de afetos: o reconhecimento jurídico da união estável putativa e a excepcional possibilidade do paralelismo familiar
metadata.dc.creator: Calza, Natália Luiza
metadata.dc.contributor.advisor1: Oltramari, Vitor Ugo
metadata.dc.description.resumo: Este estudo trata das uniões estáveis. Precisamente, versa acerca da possibilidade de se reconhecer como entidades familiares as uniões estáveis putativas e paralelas. Assim, há como conferir prerrogativas de família às uniões estáveis putativas e paralelas? Hipoteticamente, vê-se duas soluções: uma, não reconhecendo como família as uniões estáveis paralelas calcada no princípio da monogamia; outra, entendendo como famílias as uniões estáveis putativas e as paralelas. Objetiva verificar a possibilidade de inserção das uniões estáveis putativas e paralelas no atual Direito das Famílias. Para tanto, utiliza-se o método hipotético-dedutivo, apresentando-se entendimentos a partir da análise de duas possibilidades. Como marco teórico, seguiu-se o princípio da ponderação de interesses aliado ao da dignidade da pessoa humana. No primeiro capítulo há breve exposição conceitual sobre família, os ganhos significativos trazidos pela Constituição Federal de 1988 e o princípio da dignidade da pessoa humana. No segundo, os princípios da afetividade, da pluralidade familiar e da monogamia serão examinados. No último, serão diferenciados os institutos do concubinato impuro e da união estável. Também, analisa-se a possibilidade de reconhecimento das uniões estáveis putativas e paralelas como famílias, apresentando visão jurisprudencial sobre o assunto e perspectivas para o tema. Conclui-se que deve haver uma ponderação acerca da possibilidade ou não de atribuir às uniões estáveis putativas e paralelas valoração jurídica familiar, não sendo possível desconsiderar que elas são reflexos da consolidação da pluralidade familiar que desperta divergentes opiniões, reclamando, por conseguinte, uma solução casuística.
Keywords: União estável
Direito de família
Boa-fé
metadata.dc.language: por
Citation: CALZA, Natália Luiza. Simultaneidade de afetos: o reconhecimento jurídico da união estável putativa e a excepcional possibilidade do paralelismo familiar. 2013. 74 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/375
Issue Date: 29-Sep-2014
Appears in Collections:FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2013Natalia_Luiza_Calza.pdfMonografia Natália Luiza Calza383,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.