Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/768
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Do conteúdo ao engajamento: análise de Fanpages de moda
Autor(es): Panisson, Paola
Primeiro Orientador: Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender quais os conteúdos de fanpages de moda que mais engajam o público. Dar enfoque ao conteúdo que será publicado no Facebook é ter a atenção do público e transmitir o posicionamento de uma marca. Desta forma, desenvolveu-se um estudo exploratório com abordagem qualitativa, que subdividiu-se em duas fases: pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Através da mídia social Facebook, analisou-se as publicações das fanpages de moda Camila Figueiredo Coelho, Depois dos Quinze e Garotas Estúpidas. Diante disso, se evidenciou o engajamento do público a partir das três publicações mais curtidas, das três publicações mais compartilhadas e das três publicações mais comentadas de cada fanpage. Após a análise, identificou-se que a forma de conteúdo predominante nas publicações das três fanpages é a imagem, o que a torna fundamental, portanto, na produção de conteúdo para este tipo de fanpage. Ficou explícito também que as fanpages de moda analisadas traduzem a moda nas suas variadas significações, exaltando a sua democratização. Além disso, verificou-se que as três fanpages são instrumentos do marketing de moda, e que os princípios dialógicos utilizados nas publicações favorecem o engajamento na mídia social Facebook. Observou-se, por fim, que o que mais gerou engajamento nas fanpages de moda foi a presença de uma celebridade na publicação. Ainda, conteúdos que incentivam a beleza e o bem estar fizeram o público estar ativo nos degraus da Pirâmide de Engajamento, de Li.
Palavras-chave: Publicidade
Redes sociais on-line
Moda
Propaganda
Comunicação
Idioma: por
Citação: PANISSON, Paola. Do conteúdo ao engajamento: análise de Fanpages de moda. 2015. 82 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/768
Data do documento: 8-Set-2015
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2015PaolaPanisson.pdfMonografia Paola Panisson6,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.