Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/773
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Máquinas a menos, emoção a mais: uma análise da publicidade John Deere
Autor(es): Dias, João Guilherme
Primeiro Orientador: Borges, Juliane
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a publicidade da indústria de máquinas agrícolas John Deere direcionada aos agricultores, buscando diferenças entre a comunicação publicitária da marca e as demais fabricantes. Para tal, foram selecionados anúncios de mídia impressa veiculados no jornal da cooperativa agrícola Cotrijal, entre 2013 e 2014. A elaboração do trabalho partiu da pesquisa bibliográfica e utilizou o método de análise da composição para o estudo das peças publicitárias de onde foram extraídos, relacionados e analisados elementos que revelassem o uso da emoção na concepção da mensagem publicitária da John Deere, bem como das suas concorrentes, Massey Ferguson, Case IH, Valtra e New Holland. Na análise verificou-se o empenho das marcas na persuasão dos agricultores usando diferentes argumentos. No entanto, foi evidente o viés emocional da marca John Deere, que se comunica de forma mais próxima e subjetiva com seu público-alvo. As peças mostram momentos da vida no campo, em família e envolve nos aspectos verbais a emoção, a preocupação com o futuro e a valorização da atividade e do agricultor. O produto fica em segundo plano, evidenciando a preocupação em emocionar o receptor. Percebe-se dessa forma que vender máquinas agrícolas sem mostrá-las com destaque na publicidade foi um desafio aceito pela John Deere.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Máquinas agrícolas
Marketing
Idioma: por
Citação: DIAS, João Guilherme. Máquinas a menos, emoção a mais: uma análise da publicidade John Deere. 2015. 63 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/773
Data do documento: 8-Set-2015
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2015JoaoGuilhermeDias.pdfMonografia João Guilherme Dias5,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.