Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/776
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influência da publicidade no desenvolvimento infantil: análise da percepção dos profissionais de educação, psicologia e publicidade de Passo Fundo
Autor(es): Zeni, Lauriane Tramontina
Primeiro Orientador: Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues
Resumo: Assunto que vem ganhando destaque é a influência da publicidade no público infantil. Esse tema é considerado de grande importância para pais e responsáveis por crianças, as quais vem demonstrando se importarem mais com o TER do que com o SER. Diante do exposto, o tema central desta monografia está relacionado à compreensão da análise da percepção dos profissionais de educação, psicologia e publicidade de Passo Fundo em relação à influência da publicidade no desenvolvimento infantil. O presente estudo é construído a partir de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa dos dados. Para obtenção dos dados entrevistou-se nove profissionais das áreas supracitadas acima, tendo como forma de tabulação, a análise de conteúdo. Quanto aos resultados, destaca-se que para os três publicitários, a família tem o poder do não e consequentemente, do bloqueio da influência da mídia, porém nem todos afirmam que a mesma é a que mais influência. Para as psicólogas, o meio em que a criança vive e os cuidados dispostos a ela, são os grandes influenciadores. Para elas a família é importante, mas não descrevem família apenas como pai e mãe, mas sim todas pessoas com quem convive diariamente. Destaca-se que para todas as professoras, o que define se a publicidade é positiva ou não, é a ideologia por trás da mesma, sendo repetida a afirmação por duas psicólogas. Um ponto muito importante é que, para todos os participantes, tanto professoras, publicitários quanto psicólogas, a influência absorvida pelos pais na publicidade, pode interferir diretamente no desenvolvimento das crianças.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Desenvolvimento da criança
Idioma: por
Citação: ZENI, Lauriane Tramontina. Influência da publicidade no desenvolvimento infantil: análise da percepção dos profissionais de educação, psicologia e publicidade de Passo Fundo. 2015. 69 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/776
Data do documento: 10-Set-2015
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2015LaurianeTramontinaZeni.pdfMonografia Lauriane Tramontina Zeni343,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.