Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/898
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A assessoria de imprensa da Prefeitura de Passo Fundo refletida nos jornais impressos do município
metadata.dc.creator: Carvalho, Kassiê de
metadata.dc.contributor.advisor1: Bertol, Sônia Regina Schena
metadata.dc.description.resumo: A Assessoria de Imprensa (AI) é uma área se consolidou dentro das empresas, órgãos e organizações, em grande parte no âmbito público, e ganhou notoriedade a partir do fim da ditadura. Em Passo Fundo, cidade ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul, não é diferente: a AI da Prefeitura Municipal de Passo Fundo (PMPF) pode ser vista diariamente estampada nas páginas dos jornais impressos locais. Partindo deste princípio, a presente pesquisa analítica descritiva quantitativa e, também, qualitativa tem como objetivo geral compreender a forma como os dois jornais impressos diários do município publicam o material que os assessores da PMPF enviam às redações. Desta forma, faremos uma costura entre fatores como o trabalho da assessoria de imprensa, o campo econômico e o interesse público, levando em conta a quantidade de releases publicados por cada veículo, as alterações feitas nos materiais, quanto espaço essas publicações ocupam nas páginas dos periódicos e que tipos de notícias foram veiculados, para sabermos se há diferença na visibilidade dada pelos veículos às notícias da Prefeitura e a que visam essas notícias. Para este estudo, serão usados conceitos dos principais pesquisadores das áreas em questão: Jorge Duarte (2007; 2009) falando sobre Assessoria de Imprensa e Comunicação Pública, Elisa Kopplin e Luiz Artur Ferraretto (1996) também falando sobre Assessoria de Imprensa e entrando, também, na questão da distribuição da notícia nas páginas dos jornais, Rafael Souza Silva (1985) explicando como funciona a diagramação e visualização de página, e a própria orientadora desta pesquisa, Sônia Bertol (2007), contando um pouco da história do jornalismo impresso no mundo, mas especificamente em Passo Fundo. Ao final, iremos descobrir no que o poder da censura invisível, proporcionada pelo campo econômico (BOURDIEU, 1997), é capaz de interferir.
Palabras clave : Jornalismo
Assessoria de Imprensa
Comunicação Pública
Jornal Impresso
Release
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citación : CARVALHO, Kassiê de. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Passo Fundo refletida nos jornais impressos do município. 2016. 104 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/898
Fecha de publicación : 5-dic-2016
Aparece en las colecciones: FAC - Curso de Jornalismo - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2016Kassiê de Carvalho.pdfMonografia Kassiê de Carvalho11,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.