Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/91
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A (i)legalidade das intervenções humanitárias diante da soberania estatal e da proteção dos direitos humanos
Autor(es): Ariotti, Deise Fauth
Primeiro Orientador: Noschang, Patrícia Grazziotin
Resumo: O presente trabalho analisa a (i) legalidade das intervenções humanitárias diante da soberania estatal e da proteção dos Direitos Humanos, a partir de aprofundada pesquisa bibliográfica. Inicialmente, o trabalho estuda a origem e a evolução da soberania estatal, até a sua concepção atual, pois o instituto ainda representa um dos pilares que regem as relações interestatais. A seguir, analisa o surgimento e o desenvolvimento dos Direitos Humanos elaborados a partir da criação da Organização das Nações Unidas e da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Por fim, avalia as intervenções humanitárias realizadas com vistas à supressão de violações dos Direitos Humanos em larga escala, considerando-se todo o regramento jurídico internacional no que concerne a relativização da soberania estatal, a proscrição do uso da força, a proteção dos Direitos Humanos e o princípio da não-intervenção. Para tanto, analisa as intervenções realizadas na Somália, em 1991, e em Ruanda, em 1994, chegando a duas posições doutrinárias divergentes acerca da problemática: a primeira, majoritária, que defende a legalidade das intervenções humanitárias quando autorizadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e desde que levadas a efeito com fundamento no capítulo VII da Carta da Organização; e a segunda, minoritária, que defende a ilegalidade das intervenções humanitárias, uma vez que elas se baseiam na proteção de direitos que não têm aplicabilidade universal, uma vez que os mesmos não fazem parte do ordenamento jurídico, social e cultural de determinadas nações.
Palavras-chave: Direitos humanos
Nações Unidas
Soberania
Estado
Idioma: por
Citação: Ariotti, Deise Fauth. A (i)legalidade das intervenções humanitárias diante da soberania estatal e da proteção dos direitos humanos. 2010. 76 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/91
Data do documento: 13-Jul-2011
Aparece nas coleções:CDIR - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2010DeiseFauthAriotti.pdfMonografia Deise Fauth Ariotti264,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.