Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/993
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Deserção de clientes: um estudo na SOL Créditos e Seguros
metadata.dc.creator: Silva, Arilson dos Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Meurer, Aline Mara
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo encontrar os motivos de deserção dos clientes da empresa SOL Créditos e Seguros. Os clientes precisam sentir algo valioso e especial ao ter contato com uma organização. Nesse sentido, faz-se presente o marketing que procura atender, da melhor maneira possível, os clientes, a fim de mantê-los fiéis às marcas, além de atrair novos clientes. É importante entender o que impulsiona a deserção de clientes e tentar reduzir ou eliminar esses fatores. Outra maneira é aumentar as barreiras às trocas, mas as empresas devem tomar cuidado para que o cliente não perceba essas barreiras (LOVELOOK; WIRTZ, 2006). Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório na empresa SOL Créditos e Seguros, localizada no Centro, Soledade/RS, sob forma de um estudo de caso. Para a análise, foram utilizados dados primários, coletados através de roteiros de entrevistas aplicados com os clientes que não realizavam negócios com a empresa há mais de 2 anos. Teve como objetivo central, encontrar os motivos de deserção dos clientes da empresa. A partir dos dados levantados, concluiu-se que os principais motivos de deserção foram: a falta de estratégias de fidelidade, a falta de diferenciação da empresa, as ações da concorrência, a demora na liberação do crédito e pelos clientes terem pessoas conhecidas na concorrência. Ainda, foram indicadas possíveis ações a serem desempenhadas pela empresa, visando a reduzir ou eliminar as falhas que ocasionam a deserção dos clientes.
Keywords: Administração de empresas
Marketing
Deserção
Fidelização
Relacionamento
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citation: SILVA, Arilson dos Santos da. Deserção de clientes: um estudo na SOL Créditos e Seguros. 2016. 56 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/993
Issue Date: 6-Dec-2016
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOL2016ARILSON DOS SANTOS DA SILVA.pdfMonografia Arilson Dos Santos Da Silva317,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.