Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1251
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Inquérito policial: a incidência mitigada do contraditório e da ampla defesa na investigação preliminar à luz da lei nº 13.245/16
metadata.dc.creator: Pimentel, Marcelle da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Menegaz, Daniel da Silveira
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia jurídica possui como objetivo analisar inovações legislativas presentes no Estatuto do Advogado, com o advento da Lei nº 13.245/2016, bem como as posições doutrinárias relacionadas à aplicação dos princípios do contraditório e da ampla defesa na investigação preliminar ao processo, ressaltando a incidência mitigada destes princípios no inquérito policial, tendo em vista que o procedimento possui origem inquisitiva e diversa do processo judicial. Desse modo, a pesquisa justifica-se pela grande relevância no âmbito acadêmico, considerando que consignará o conteúdo discrepante na doutrina acerca da incidência do contraditório e da ampla defesa no inquérito policial, explanando os entendimentos dos doutrinadores acerca do assunto. A questão crucial é examinar os princípios referidos, além de todo o procedimento do inquérito policial, passando pela valoração de seus atos, para, ao final, diante da análise de inovações legislativas relevantes para a questão, concluir se há incidência do contraditório e da ampla defesa no inquérito policial. Este trabalho foi elaborado por meio de análise de artigos científicos, leis passadas e vigentes, bem como, bibliografias recentes. Assim, concluiu-se, após a elaboração desta monografia, que só é possível atribuir ao contraditório e a ampla defesa caráter mitigado no inquérito policial, pois somente será pleno na fase processual, haja vista que é o momento em que permite-se a concentração de todos os atos processuais.
Keywords: Direito
Ampla defesa
Contraditório
Inquérito policial
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito - FD
Citation: PIMENTEL, Marcelle da Silva. Inquérito policial: a incidência mitigada do contraditório e da ampla defesa na investigação preliminar à luz da lei nº 13.245/16. 2017. 46 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1251
Issue Date: 7-Jun-2017
Appears in Collections:CDIR - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2017Marcelle da Silva Pimentel.pdfMonografia Marcelle da Silva Pimentel179,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.